O piso vinílico de madeira é uma excelente opção de revestimento para ser instalado em diversos ambientes, porém, sempre fica aquela dúvida se podemos ou não instalar o piso vinílico na cozinha, afinal, a cozinha é um local que precisa de higienização constante e também tem alto tráfego. Então, será que é indicado o uso de piso vinílico na cozinha? Descubra agora e ainda tudo o que você precisa saber sobre o uso desse piso na cozinha.
O piso vinílico de madeira
Diferentemente do piso de madeira a matéria prima do piso vinílico não é essa. O vinílico é fabricado com PVC, cargas plastificantes e minerais, além de pigmentos e aditivos. É certo que o visual do piso vinílico imita a madeira e traz muito charme para os ambientes, porém, essa é apenas a sua textura, porque o vinílico é um piso sintético e não natural.
O piso vinílico tem diversos atrativos que o tornam interessante para uma construção ou reforma, como por exemplo o seu custo benefício, que é excelente, a facilidade na instalação, que pode ser feita até mesmo sobre a cerâmica antiga, a facilidade de higienização, as opções de texturas, entre outros mais.
A higienização do piso vinílico de madeira é muito fácil de ser feita, e a restrição para sua limpeza basicamente é não emergir o piso vinílico em água. Isso porque sua instalação é feita a base de cola ou então por encaixe, e a imersão em água pode acumular umidade embaixo do piso ou ainda prejudicar a sua fixação
As vantagens da instalação de piso vinílico na cozinha
A cozinha precisa receber limpeza frequentemente, e quem gosta de perder tempo lidando com a limpeza da casa? A vida é dinâmica e corrida e por isso, praticidade é fundamental. O piso vinílico, permite essa facilidade e praticidade na cozinha, fazendo com que a limpeza seja muito mais fácil de ser feita.
Ao contrário dos pisos de outros materiais, o vinílico não exige muito para ficar higienizado. Isso porque o piso vinílico sai de fábrica com camadas de proteção que fazem sua superfície ser impermeável e dificultando a penetração de substâncias. Ou seja, nada de poros que acumulam poeira, gordura, resíduos ou qualquer outra sujeira. Um pano molhado, sabão neutro, vassoura de cerdas macias e uma cera neutra para manter o brilho já são suficientes para fazer o piso vinílico ficar como novo.
O piso da cozinha, assim como os revestimentos da parede e até mesmo os móveis, são mais difíceis de limpar do que o restante da casa. Isso porque na cozinha a sujeira é diferente em função dos alimentos que são preparados e do vai e vem de todos por ali, a cozinha fica mais suja a e por isso sua limpeza pode ser demorada e difícil. O piso sofre muito com isso, porque mesmo tomando cuidado sempre cai alguma coisinha, pinga, alguém entra com os pés sujos e aí se dá aquele transtorno para quem vai limpar depois.
Com o piso vinílico esses transtornos são menores, justamente porque ele não absorve essas sujeiras e é mais fácil realizar a sua limpeza. Fazendo a manutenção correta do piso vinílico ele vai durar, mesmo na cozinha, por muito tempo. Basta seguir direitinho as orientações de instalação e de manutenção sugeridas pelo fabricante do piso.
E não se esqueça de dar atenção a um detalhe na hora da compra:
Existem diversas linhas e pisos vinílicos e cada uma indicada para um tipo de ambiente. Antes de escolher e comprar o seu, considere o trânsito de pessoas nesse espaço. Se sua cozinha é bem frequentada ou se você cozinha em casa, então é melhor optar por um piso vinílico indicado para locais de alto tráfego. Assim você terá certeza de que seu piso vinílico vai suportar as agressões diárias e ter uma durabilidade muito mais alta.