Com o calor tropical e os dias de céu azul fica ainda mais convidativo passar aquele tempinho relaxante na sacada, observando a paisagem e aproveitando um descanso merecido. Porém, para conseguir aproveitar cada segundo do verão sem nenhum risco para sua segurança e ainda num lugar agradável e confortável, é preciso antes observar se o seu deck de madeira não precisa de reparos.
Deck de madeira novo
Ainda que você tenha instalado o seu deck de madeira há pouco tempo, antes de tirar suas merecidas férias e passar longos períodos descansando nesse refúgio, é preciso observar se está tudo certo com a estrutura do deck de madeira para que ele não ofereça nenhum risco para você, sua família e convidados.
Ainda que sejam instalados seguindo rigorosos padrões de segurança e qualidade, os decks de madeira de madeira geralmente ficam expostos ao tempo, e por essa razão a madeira pode ser agredida e apresentar a necessidade de reparos. Uma tábua que esteja se soltando, alguma rachadura, a necessidade de lixar e fazer a reaplicação do verniz, são alguns problemas comuns nos decks de madeira e que a manutenção repara facilmente.
Mesmo que seu deck de madeira, seja novo e recente, faça uma vistoria antes de se sentir a vontade para curtir o verão, a fim de que você pode estar seguro e ainda ter a certeza de que o deck vai durar por muitos anos mais, afinal, o tratamento que é feito no deck de madeira é o que vai garantir a durabilidade da sua madeira, assim, é preferível fazer manutenção preventiva do deck a ter que arcar com despesas de reparos mais trabalhosos.
Deck de madeira antigo
Os decks de madeira antigos muitas vezes podem apresentar um aspecto envelhecido e ainda uma coloração que não inspira confiança, dando a impressão de madeira podre. Porém, nem sempre o aspecto do deck de madeira é suficiente para julgar o seu estado real.
Para os decks de madeira mais antigos é preciso fazer uma avaliação detalhada do estado real a madeira do mesmo, para saber se somente uma restauração é suficiente ou se será necessário fazer a troca do deck antigo por um novo.
Para esses decks, a recomendação será sempre avaliar muito bem o deck de madeira antes de fazer uso do mesmo a fim de não acontecer nenhum acidente, em especial quando se tratar de decks de madeira suspensos.
Para alguns casos, a lavagem, raspagem e nova aplicação de um produto para proteger a madeira podem ser suficientes para que o deck de madeira antigo seja novamente utilizado, porque nesse caso a madeira ainda continua com sua resistência e qualidade. Algumas vezes é necessário fazer a troca de tábuas que apresentem algum tipo de dano ou rachadura e outros reparos menores que vão deixar o deck novo.
Porém, se a estrutura do deck de madeira estiver comprometida e sua madeira já estiver danificada demais, será necessário fazer a substituição de todo ele para que as pessoas que vão utilizar o deck de madeira estejam seguras. Quando for necessário fazer a troca do deck de madeira, é preciso não ignorar a recomendação do profissional que fez a indicação para que as férias não tenham um final triste.
Beleza e conforto
A segurança é o item principal na hora de fazer a restauração ou a troca do deck de madeira, porém, não é somente ela que inspira os reparos no deck. Ter um momento de descanso, para algumas pessoas, é quase um luxo por causa da agitação e correria do dia a dia, por isso, nesse momento existe o desejo de estar num lugar confortável e bonito.
Fazer os reparos no deck de madeira vai garantir esse conforto e essa sensação agradável que os momentos de descanso exigem. Além disso, nada melhor do que receber convidados num local apropriado e apresentável, algo que não acontece se o deck estiver danificado e com a superfície ressecada.
Por isso, antes de sair de férias ou curtir um final de semana ao lado dos amigos, faça um reparo em seu deck de madeira com a ParquetSP e tenha momentos de tranquilidade e sossego, sem nenhuma preocupação ou contratempo.