Logo ParquetSP
Madeira Pau Mulato

Calycophyllum spruceanum

A planta da espécie Calycophyllum spruceanum pertence à família Rubiaceae e entre seus nomes populares estão: Pau-mulato, Mulateiro, Mulateiro-da-várzea, Escorrega-macaco, Pau-mulato-da-várzea e Capirona, sendo o primeiro o mais conhecido.

É originária da América do Sul, ocorrendo em toda a Amazônia. É natural do clima tropical e equatorial.

A árvore costuma ter até 30 m de altura e sua casca é fina, lisa e escorregadia, sendo verde quando jovem e depois fica parda ou castanho-escura. Anualmente troca essa casca, um dos motivos de se manter sempre livre de pragas.

As folhas são simples, inteiras e grandes. Possui flores pequenas e amarelas, reunidas em cachos e afloração de dá de maio a agosto.

A madeira pau-mulato é durável e de boa qualidade. Coloração branca-pardacenta, pesada, dura, resistente à deterioração e fácil de ser trabalhada.

Principais utilizações: construção civil pesada como vigas, caibros e esquadrias. Confecção de cabos de ferramentas, molduras, pisos e construção naval. Também usada como ornamental, devido às características do tronco que possui beleza singular.

Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross