SHOWROOM (11) 5053-8333

Combinando cores de móveis e piso de madeira

A harmonia da decoração também depende muito de como são combinados os móveis com o piso de madeira. Erros na escolha das cores podem ser desastrosos, porque carregam o ambiente ou anulam o efeito visual de equilíbrio.

Por isso, é preciso escolher os móveis certos em função do piso, ou então, optar pela espécie de madeira, ou tonalidade dela, que esteja de acordo com os móveis que você já possui, ou pretende comprar.

E para te ajudar nessa tarefa de elaboração de uma decoração bonita, agradável e charmosa, preparamos o artigo de hoje com alguns pontos importantes que devem ser considerados. Continue lendo e confira!

Quais móveis combinam com cada tipo de pisos de madeira

Existem diversos tipos de piso de madeira que podem compor um projeto. São eles os tacos, assoalho, parquet, piso pronto, deck, entre outros. Por isso, as pessoas acabam ficando em dúvida de existe um tipo ideal de piso para combinar com cada estilo de móvel.

E a resposta para essa pergunta é: não. Atualmente não existe uma regra rígida sobre o tipo ideal de piso para uma decoração. Os rústicos, por exemplo, ou mesmo de madeira de demolição, podem harmonizar com um estilo moderno, por exemplo. Ao mesmo tempo, criam um ambiente igualmente rústico.

Apenas para pisos mais marcantes, como o taco Versailles, que tem estilo imperial, é preciso ter cuidado na hora de decorar, pois o piso em si já possui uma identidade forte. Sendo assim, não combina com todos os estilos de ambiente.

Mas para os demais pisos de madeira, o que você precisa saber é que a combinação de cores é o que realmente importa. Isso para que os móveis ou o piso não acabem anulados por causa do erro na combinação entre eles. Veja a seguir como optar por cores ideais para ter um efeito bonito.

Como harmonizar cores e tons

Assim, como para os tipos de piso e estilos de decoração, não há uma regra sobre como combinar tons de madeira. O ideal é que sejam adotados recursos que harmonizem todos os elementos escolhidos.

Ou seja, mesmo que você tenha móveis num tom escuro e o piso seja claro, isso não é um problema, porque é possível contrastar minimizando a diferença de tons, apostando em tapetes que façam essa transição.

Ou seja, você pode harmonizar seguindo essas dicas:

1 – Conecte os tons de madeira

Tons diferentes de madeira no piso e nos móveis são harmonizados quando você faz a conexão entre eles explorando outros elementos. Observe os veios da madeira e use o tom deles em almofadas, no tapete, nas cortinas, em estofados, e outros mais.

Assim, será notada a presença dessas cores em outros lugares, o que reduz o impacto visual da diferença de tons entre o piso e os móveis.

2 – Misture tons

Você não precisa ficar preso a uma padronagem de tons também. Há quem prefira reduzir o impacto entre escuros e claros adotando outras tonalidades de madeira entre ambos. Assim, diversos tons são explorados num mesmo ambiente, o que ajuda a equilibrar o conjunto.

3 – Aposte em uma cor conciliadora

Outra forma de reduzir o impacto visual e harmonizar a decoração é destacando uma cor diferente no ambiente. Ou seja, além do tom do piso de madeira e dos móveis, escolha uma cor que possa intermediar ambos.

Assim, essa cor terá destaque e poderá criar um efeito visual que não chame a atenção para o contraste entre as madeiras.

4 – Destaque um elemento

Para o caso em que as cores do piso e dos móveis são iguais, isso pode deixar o ambiente homogêneo e monótono. Nada vai se destacar, porque tudo tem a mesma cor. Aqui você quebra o padrão dando destaque para uma peça especial.

Seja um móvel com cor diferente, ou o seu tapete, faça essa mudança brusca para atrair a atenção. Assim, mesmo com tons iguais ou muito parecidos, você vai conseguir driblar a monotonia.

Viu só como é possível ter o tom de piso de madeira que você quiser com os móveis que escolheu? Não é preciso se prender a um padrão ou regra, basta saber como harmonizar o conjunto. Esse é o grande segredo da decoração atual: o equilíbrio. Se você alcançá-lo com a boa escolha dos elementos, terá um resultado belíssimo.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO