Assim que o piso de madeira é instalado ele tem um belíssimo visual. Sua superfície é homogênea, não há manchas, riscos e nenhum outro tipo de dano. Mas com o passar do tempo sua aparência pode ser prejudicada.
Fatores como tráfego de pessoas, o atrito de objetos, a sujeira, bem como as agressões da umidade e dos raios de sol, provocam alterações na estrutura e aspecto do revestimento, sendo necessário fazer a manutenção do piso de madeira.
Neste artigo explicamos como é feita a recuperação dele e também deixamos algumas dicas de como preservar o seu visual e reduzir as chances da necessidade de uma reforma. Continue lendo e veja como cuidar bem desse material.
Reforma do piso de madeira
No que se refere a piso, qualquer material que seja escolhido precisará passar por algum tipo de reforma num determinado momento. Afinal, esse revestimento é muito agredido pelo uso no dia a dia e fatores diversos. Assim, o seu visual e estruturas são prejudicados por pequenos ou grandes danos.
Com piso de madeira não é diferente e, apesar de toda a sua resistência, os tratamentos e a proteção que recebe, depois de alguns anos ele precisará de alguns cuidados para recuperar o seu visual de novo.
Quem opta por esse tipo de piso pode precisar fazer reparos por causa de arranhões, fissuras, rachaduras, tábuas soltas, manchas, mofo, descoloramento ou outros. O tipo de trabalho a ser realizado dependerá da agressão que o piso sofreu, como você verá a seguir.
Raspagem
Esse tipo de manutenção do piso de madeira é feita quando o produto de proteção da superfície começa a ficar velho, descascando ou com um aspecto desagradável. Também é indicado para marcas e pequenos arranhões, além de manchas superficiais.
As tábuas são raspadas para ser retirada uma fina camada, deixando exposta aquela abaixo dela, que ainda não está agredida. A madeira volta a ficar homogênea e mais uma vez recebe uma camada de proteção, seja com verniz, tinta ou resina.
Substituição de materiais
Quando o problema do piso de madeira são tábuas soltas, quebradas ou rejuntes ressecados, é feita a substituição desses materiais. A peça danificada é removida e trocada por outra da mesma espécie e dimensões.
Se o problema estiver no rejunte ele é totalmente retirado para fazer a limpeza das tábuas de madeira. Em seguida, é reaplicado para preencher os espaços e dar melhor acabamento para o piso. Ao fazer a raspagem, pode ser interessante substituir o rejunte.
Pintura
A reforma do piso de madeira também pode ser feita para remover exclusivamente a camada de proteção sobre o piso. Se o verniz estiver muito velho ou se houver o desejo de alterar o aspecto da madeira ela é lixada para ser pintada outra vez.
Existem diversas tonalidades de vernizes para aplicar nesse material. É possível escurecer ou clarear a madeira para que ela tenha um aspecto diferente, e ainda usar tintas coloridas, depende do desejo de cada pessoa.
Manutenção do piso de madeira
Embora seja possível fazer reformas, para que não seja necessário se preocupar com isso o ideal é realizar a devida manutenção do piso de madeira. Desse modo evitamos que ele sofra agressões e o seu visual seja prejudicado.
Algumas medidas simples podem ser adotadas para evitar danos à sua superfície ou estrutura. Veja a seguir o que você pode fazer no dia a dia para preservar ao máximo o seu piso e adiar a necessidade de uma reforma.
- use tapetes próprios para madeira nos locais onde ao trafego é mais intenso;
- realize a limpeza com panos apenas úmidos e removendo o excesso de água;
- nunca lave o piso de madeira;
- utilize vassouras de pelo macio ou aspirador de pó;
- não mantenha vasos de planta apoiados diretamente sobre o piso;
- evite produtos químicos e solventes;
- prefira fazer a limpeza com produtos específicos para piso de madeira;
- evite arrastar móveis ou objetos sobre o piso;
- procure colocar proteções nos pés dos móveis;
- prefira não caminhar de salto alto sobre pisos de madeira;
- nas áreas onde há incidência de luz solar instale uma barreira como cortinas e persianas, ou coloque um tapete.
Fazer a manutenção do piso de madeira não é difícil, por isso ela é um dos materiais preferidos para esse tipo de revestimento. Mas se você estiver com problemas, não se esqueça de que é possível fazer a reforma, sem a necessidade de trocar todas as tábuas. Porém, conte sempre com empresas especializadas para ter certeza de um serviço de qualidade.