Mudar o visual do piso ajuda a compor uma nova decoração, restaurar o piso ou então renovar a aparência de pisos já com aspecto envelhecido. Existem várias técnicas que podem ser empregadas e tratamentos que podem ser feitos nos pisos, especialmente de madeira, para mudar a sua aparência. Hoje vamos falar de duas técnicas interessantes que ajudam a dar uma nova textura para os pisos de madeira, a marmorização e a pátina.
O que é a marmorização?
A marmorização do piso consiste em fazer com que este tenha a aparência do mármore, porém, utilizando-se apenas de tintas para isso. Nessa técnica não se preserva a textura de madeira no piso, como acontece na ebanização e no clareamento, mas toda a sua aparência é modificada e ganha uma nova textura.
Para conseguir o acabamento marmorizado, o profissional responsável pelo projeto vai fazer a aplicação de tintas em tonalidades e cores diferentes. Da mistura dessas cores resultará o efeito de pedra do mármore, e por isso, para conseguir que essa textura seja fiel ao aspecto do mármore, é preciso contratar mão de obra especializada para alcançar um bom resultado.
Além, de fazer a aplicação e uniformização das tintas sobre o piso, ainda é possível aliar outras técnicas a essa, que fará a aplicação de desenhos nos pisos. Com a utilização de equipamentos apropriados, recorta-se um material e são aplicadas novas cores de tinta que vão criar esses desenhos. O visual do piso resulta numa textura moderna e sofisticada.
A marmorização do piso é feita com tinta epóxi, e pro isso, é ainda mais recomendado que um profissional faça o trabalho. Porém, depois de acabada a restauração do piso, o mesmo terá uma superfície muito lustrosa e resistente, as tintas não aderem ao sapato e também o piso não fica marcado, um ponto positivo para quem deseja a perfeição.
O que é a pátina?
A técnica da restauração de pisos em pátina não deve ser confundida com o clareamento. Na pátina, é feita a pintura do piso em branco e depois aplica-se o acabamento em resina. O resultado final dessa texturização do piso é uma superfície bela e com aspecto sofisticado.
Antes de restaurar ou tratar o piso com pátina é preciso fazer sua raspagem. O processo de clareamento das fibras da madeira faz parte da pátina, e ao clarear o piso será preciso aguardar cerca de 5 a 10 dias, variáveis segundo o tipo de madeira que está sendo trabalhada.
Depois desse período essencial para o sucesso do clareamento, é feita a aplicação da pátina com óxido de titânio, e por fim, a superfície do piso é protegida com a aplicação de synteko ou outra resina protetora que vai garantir a durabilidade do piso e do tratamento por muitos anos.
Assim como para as demais restaurações e manutenções, a aplicação da resina ao final vai ajudar a proteger a superfície do piso contra líquidos e umidade, vai formar uma capa protetora para o piso e também ajuda a deixar a limpeza mais prática, que deve ser feita com vassoura de pelo e um pano úmido sem o uso de produtos de limpeza.
Qual das duas escolher?
Não existe uma regra sobre qual tipo de textura escolher para seu piso, a não ser aquelas que envolvam, a sua decoração, o estilo da sua casa, a sua personalidade e aquilo que você pretende para seus ambientes.
Ambos tratamentos são muito bonitos e permitem renovar até mesmo os pisos com aspecto envelhecido e já danificados em sua superfície. Realizando a etapa de raspagem do piso, pode-se renovar a aparência mesmo de tábuas antigas.
Porém, prefira sempre a contratação de uma equipe especializada ou de um profissional capacitado para fazer esse trabalho, que requer habilidades e conhecimentos, especialmente na técnica da marmorização, que envolve mais de uma cor de tinta.