Existem muitos estilos de decoração que podemos adotar para nossos ambientes. A decoração varia segundo aquilo que desejamos transmitir, o visual que desejamos alcançar e aquilo que combina mais com a personalidade de quem vai ocupar o espaço ou visitá-lo assim como as atividades que acontecerão ali. O boho é um estilo de decoração interessante capaz de conferir muita personalidade e singulares para um ambiente. Conheça esse estilo e saiba como compô-lo.
O que é o estilo boho?
Observando sites e revistas de decoração você já deve ter notado que se fala muito em equilíbrio e harmonia para criar os estilos decorativos. Com isso escolhe-se as cores mais adequadas para cada estilo, os objetos que compõem a decoração, a mobília que mais conversa com os elementos de decoração, entre outros mais.
Desse conjunto consegue-se um resultado muito belo e particular para cada decoração. Porém, ao optar por um estilo bem marcado como o rústico, o clean ou moderno, é preciso manter esse padrão de visual para que decoração não fique confusa.
Já o estilo boho permite um pouco mais de liberdade na decoração. O boho se trata de um estilo onde aproveita-se elementos de outros estilos de decoração. Assim, encontramos na decoração boho elementos que estariam ligados a decoração hippie, a decoração rústica, a decoração retrô, a vintage, entre outras.
A grande vantagem do estilo boho é justamente essa liberdade que o estilo permite para criar e inovar com a decoração. O que ela favorece é que você possa misturar elementos variados e compor um resultado final que tenha exatamente a sua personalidade.
O estilo boho de decoração acaba tendo muita particularidade, porque o dono do ambiente pode colocar ali tudo aquilo que ele gosta, pode misturar, criar e inovar na decoração, dando liberdade para a imaginação e para a ousadia, marca essencial do estilo boho.
O boho é um estilo bagunçado?
Falando dessa maneira pode parecer que o boho é um estilo de decoração um tanto confuso e meio bagunçado. Porém, o boho também tem suas regras para que o visual do ambiente não fique carregado nem cansativo.
O boho permite criar um ambiente alegre e divertido, que possa transmitir uma boas energias, que seja aconchegante e deixe as pessoas a vontade. Embora seja rico em detalhes e colorido, muito vivo, o estilo boho quando é bem elaborado não se torna cansativo visualmente. Por isso, para compor o boho não se trata de acumular tudo na mesma decoração, mas também estar atento ao básico dessa decoração.
Como criar a decoração boho
A decoração boho, por ser composta por vários elementos de decorações variadas precisa ter uma base um pouco mais neutra. As cores das paredes, por exemplo, devem ser neutras ou no tom predominante da decoração, e os móveis devem ter linhas mais simples, menos marcantes, com exceção daqueles que se queira destacar.
Para o piso é interessante utilizar a madeira, afinal, ela tem muita identidade e também é um elemento neutro que combina com todos os estilos. Como o boho traz um pouco do rústico, hippie e vintage, a madeira é uma escolha perfeita para ajudar a compor o ambiente.
Além de utilizá-la no piso, a madeira também pode estar em detalhes na decoração boho, pode ser o material dos móveis ou então estar em painéis. Ela combina com os tons terrosos e coloridos que estão nessa decoração.
Para criar o boho é possível aproveitar, também, elementos particulares como fotos de viagens ou de família por exemplo. As peças de família e objetos antigos também cabem nessa decoração.
E mesmo que você não tenha isso em casa, pode visitar antiquários, onde é possível conseguir belos elementos e objetos por um preço bem acessível.
O importante do boho é colocar imaginação e criatividade na decoração para que o resultado seja único e muito agradável.