Hoje nós vamos falar sobre mais uma espécie nativa do Brasil que tem sua madeira apreciada para diversas aplicações, inclusive para a fabricação de pisos. É a Madeira Muiracatiara, que produz uma madeira resistente, bonita e que possui uma textura interessante. Saiba mais sobre ela e suas características.
A espécie da Madeira Muiracatiara
A Muiracatiara (Astronium lecointei Ducke) é nativa do território brasileiro e sua ocorrência se dá nas matas dos estados da Amazônia, do Amapá, do Acre, no Maranhão, no Mato Grosso, no Pará e também em Rondônia. No Brasil também é conhecida como aroeira, aroeirão, aderno-preto, gonçaleiro, baracatiara, maracatiara-branca, maracatiara-vermelha, gonçalo-alves, maracatiara, muiraquatiara, muiracatiara-rajada e sanguessugueira. Fora do Brasil ela também tem seu nome popular que seria gonçalo alves e gonçalo alvez.
A madeira da Muiracatiara tem cores distintas em seu cerne e seu alburno, sendo que o cerne da Muiracatiara mostra-se em coloração variável que passa pelo bege-rosado indo até o tom castanho-escuro-avermelhado.
Sua madeira apresenta estrias ou veios escuros, que fazem com que ela tenha uma textura muito bonita, com variação de coloração que cria desenhos interessantes na madeira. O brilho natural da madeira Muiracatiara é moderado e ela apresenta um odor praticamente imperceptível, assim como seu gosto também o é.
Porém, a madeira Muiracatiara pode receber acabamento assim como as demais espécies e ela recebe muito bem o verniz ou a pintura, com isso, consegue-se especialmente um piso muito belo, em razão da textura natural da Muiracatiara e seu visual forte e expressivo que se ressalta com a aplicação de produtos adequados.
Durabilidade da madeira Muiracatiara
Além de ter um visual muito bonito e cores interessantes variáveis, que a tornam uma madeira bela para ser aplicada em diversos fins, a Muiracatiara ainda traz a vantagem de ser uma madeira classificada com alta densidade e que se mostra dura ao corte, ou seja, trata-se de uma madeira resistente.
Apesar de em ambientes marinhos a Muiracatiara pode ser atacada por organismos perfuradores de madeira, ela mostrou-se resistente em outros testes. Uma das grandes vantagens da Muiracatiara é que sua madeira não é atacada por cupins de madeira seca e insetos que apreciam a madeira nesse estado, com isso, resiste às pragas e tem uma vida útil muito mais longa.
Ao ser testada em campo, a madeira Muiracatiara sem tratamento conseguiu alcançar uma durabilidade de 7 anos, e sendo tratada com os produtos que a tornam impermeável e que também espantam pragas e previnem outros problemas, a sua resistência se mostra superior, e isso a faz uma excelente opção para quem deseja uma madeira forte e bonita.
Aplicações da madeira Muiracatiara
Embora seja dura e densa a madeira da espécie Muiracatiara não se mostra uma madeira difícil de ser trabalhada. Além de ter a boa trabalhabilidade a Muiracatiara ainda permite alcançar um excelente acabamento, por isso, é muito utilizada.
A Muiracatiara pode ser empregada para utilização na construção civil, podendo compor as madeiras de uso pesado em áreas internas, como para vigas, tesouras e também para caibros. Ainda na construção civil, ela é empregada para utilizações leves, como a fabricação de portas e janelas, os batentes dos mesmos, em caixilhos e venezianas.
A Muiracatiara também é utilizada como elemento decorativo e em detalhes da decoração, sendo empregada para a fabricação de pisos, também em forros, e rodapés, guarnições, cordões e lambris.
Suas outras aplicações se dão para a fabricação de mobília, lâminas decorativas, em cabos de ferramentas, na tanoaria, no transporte, em implementos agrícolas e peças e objetos torneáveis, assim como aqueles que precisam ser curvados.
Assim, a madeira Muiracatiara é amplamente utilizada por diversos setores, mas sempre convém ter o cuidado de escolher o fornecedor certo, que possua o selo de certificação florestal, assim existe a garantia de proteção das florestas brasileiras.