Problemas com seu piso de madeira? Veja quais são os 8 problemas mais comuns e como solucionar cada um deles.
Restauração de piso de madeira
Verniz ressecado ou descascando
Com o tempo é natural que o verniz ou a tinta aplicados no piso de madeira ressequem e fiquem com aspecto de velho ou então comece a descascar. Quando isso acontecer a solução é simples: basta lixar o verniz antigo extraindo todo o produto e fazer a aplicação de novas camadas.
Para evitar problemas novamente prefira produtos de boas marcas e com um tempo de vida útil mais longo. Também proceda a limpeza sempre como o indicado pelo fabricante para garantir a durabilidade e proteção do verniz.
Arranhões superficiais
Os arranhões na superfície do piso também são comuns, especialmente quando se tem crianças ou animais de estimação em casa, e quando os móveis não possuem proteção nos pés. Esses arranhões mais superficiais são fáceis de serem tratados com uma lixa e nova aplicação de verniz.
Eles podem ser tratados de maneira pontual, mas é preciso observar se restaurar apenas o local arranhado não causará diferenças no piso. Se o verniz estiver antigo demais, para fazer a restauração do piso, prefira lixar todo ele para que a aparência fique homogênea.
Marcas profundas
Arranhões mais profundos e marcas no piso de madeira também podem ser restaurados com a raspagem do piso. Porém, se essas marcas forem profundas demais, mais do que a raspagem pode tratar, ou se promoveram lascas nas fibras da madeira, é melhor optar pela substituição da tábua para que não seja comprometida a estrutura do piso.
Rachaduras
Durante a estiagem é comum as fibras da madeira ressecarem pela baixa umidade do ar. Esse problema pode ser solucionado utilizando-se o umidificador no ambiente e também passando pano úmido no piso. Porém, se a madeira sofrer algum tipo de agressão extrema que fez com que a tábua rachasse, é melhor optar pela substituição dessa tábua.
Aspecto envelhecido
A madeira pode ficar com aspecto envelhecido depois de alguns anos de uso, podendo sofrer ressecamento, descoloração e também apresentar marcas e manchas. Esses defeitos causam esse aspecto de madeira antiga, muitas vezes indesejado, mas é possível tratar esse problema também. A restauração do piso elimina todos os sinais do tempo e a aplicação de um verniz renova o seu visual.
Manchas
As manchas no piso podem ser causadas por algo que tenha sido derramado sobre o piso ou então algum material que tenha ficado em contato com ele. Algumas manchas podem ser eliminadas com o uso de produtos específicos, mas quando elas são permanentes, para fazer a restauração do piso, mudar sua cor pode ajudar a minimizá-las. Isso pode ser feito com a técnica da pátina ou então da ebanização. Há quem prefira adotar cor para o piso com tintas, uma outra alternativa para as manchas
Descoloração
A madeira pode descolorir quando em contato com substâncias químicas agressivas ou então a luz solar e o calor. Quando o piso descolore essa diferença de cor entre as tábuas pode ser amenizada mudando a cor de todo o piso adotando uma tinta. Mas se preferir manter o piso original, substitua as placas descoloridas.
Mofo ou apodrecimento
Para os dois casos o que causa o problema é a umidade. Evite deixar a madeira submersa ou em contato com a água. Deixe o ambiente ventilado e verifique se a umidade não está vindo do contra piso. É importante verificar esses fatores, pois a única solução para o apodrecimento da madeira é substituir a tábua afetada, mas isso só terá um bom resultado se as causas forem combatidas.
Sempre que notar algum problema em seu piso de madeira que você não saiba como solucionar converse com a equipe de uma empresa especializada para ter certeza de como proceder sem agredir a madeira a hora da restauração do piso.