Desde o período colonial a madeira é amplamente utilizada em diversas aplicações, inclusive no piso. Naquela época isso se dava em especial pela abundância desse material e por seu manuseio fácil. Hoje, o piso de madeira é apreciado por causa de outros fatores ainda mais relevantes que a grande oferta.
Existem vários aspectos da madeira e sobre a madeira que fazem com que ela e seus produtos sejam atrativos para o consumo na atualidade. E nós vamos falar sobre isso neste post. Você vai entender por que existe vantagem em optar pelo piso de madeira conhecendo alguns de seus pontos positivos. Acompanhe!
Vantagens em optar pela madeira
Geração de empregos
A atividade florestal e madeireira devidamente licenciada gera muitos empregos no Brasil. No ano de 2016 o total nos diversos segmentos contabilizou 592.656 empregos formais. Por isso, ao preferir o piso de madeira você também contribui para a formação e manutenção desses empregos formais, gerando oportunidades para trabalhadores.
Participação na economia
Além dos empregos formais, a atividade madeireira e florestal também tem um forte peso na economia, porque sua participação no PIB é alta. Em 2015, de toda a riqueza gerada no Brasil, 1,2% correspondeu a esse setor, e no setor industrial a atividade representou 6% do total.
Produto sustentável
É fundamental entender que ao adquirir a madeira e seus produtos é preciso que ela tenha o selo de certificação que assegura tratar-se de um material de manejo sustentável. Quando existe esse selo então você está adquirindo um produto que realmente não agride a natureza.
A madeira certificada é extraída de florestas plantadas especificamente para isso. E como é possível colher e plantar, o ciclo não se finda, o que torna a madeira um material ecologicamente correto, reforçando: quando certificada!
Material reciclável
E não podemos esquecer que a madeira é um material de origem orgânica, e como tal, ela se decompõe e se recicla com o tempo. Depois que a madeira cumpriu o seu tempo de durabilidade ela pode ser utilizada para outros fins, como na fabricação de adubo. E todo o resíduo gerado para a fabricação de piso de madeira, por exemplo, pode ser reciclado.
Menor impacto ambiental
Além do fato de ser sustentável e reciclável, a madeira ainda tem outra vantagem ambiental, que é a economia de energia para fabricação de seus produtos derivados e seu manejo. Dessa maneira, mais uma vez poupamos os recursos naturais tão preciosos.
Menos poluição atmosférica
As árvores em crescimento demandam uma grande quantidade de gás carbônico para se desenvolverem. Por isso, as florestas plantadas para extração de madeira também contribuem para que seja reduzida a poluição da atmosfera.
Controle acústico
Chegando às vantagens mais específicas da madeira, o consumidor também desfruta do controle acústico de seus ambientes quando usa o piso desse material. Isso porque ele é naturalmente um mau condutor das ondas sonoras, então, evita que o som entre ou saia de um ambiente.
Praticidade no dia a dia
O piso de madeira também é mais fácil de limpar do que outros materiais. Ele já possui um belo acabamento e não precisa de grandes manobras para ser limpo, o que poupa tempo no dia a dia.
Economia doméstica
E como a limpeza do piso de madeira é mais fácil e bem menos exigente, ainda podemos contabilizar entre suas vantagens a economia doméstica, já que não será preciso usar tantos produtos, e de certa forma, ajudamos a controlar a emissão de poluentes também.
Status para o imóvel
Por ser um material nobre e ecologicamente correto, a madeira também valoriza o imóvel que a recebe, em especial se for na estrutura como o piso de madeira. Optando por uma espécie durável e que seja admirada no mercado, esse status é ainda mais elevado.
Longa durabilidade
E por fim, outra razão para usar o piso de madeira é que ao contrário daquilo que se tem como senso comum, esse material tem uma ótima durabilidade. O cumaru, por exemplo, suporta até 20 anos quando utilizado em ambientes externos como dormente. Em ambientes internos, onde sofre menos agressão, sua durabilidade é ainda maior.
Beleza, conforto, durabilidade, versatilidade, sustentabilidade e economia. Que outras razões mais é preciso para explicar que o piso de madeira e a madeira em si são a opção ideal para todos os ambientes?