Desde os tempos coloniais a madeira é utilizada como matéria-prima para construção de casas. Isso aconteceu principalmente pelo fato de que naquela época esse material era muito abundante, o que favorecia a sua aquisição.
Porém, com o tempo alta oferta deixou de estar em primeiro lugar no quesito de utilização da madeira para construir habitações. As suas propriedades passaram a ter maior destaque, e suas características se tornaram ainda mais interessantes para o aproveitamento dela.
Uma das propriedades que chama bastante atenção, é o fato de a madeira ser um mau condutor térmico. Isso significa que ela atua como um isolante do frio e do calor, e neste post nós vamos conversar um pouco a respeito da importância de sua aplicação em regiões onde as temperaturas são baixas. Continue lendo para saber mais.
Por que a madeira é importante nas regiões frias?
Nos meses mais gelados do ano, as pessoas que vivem nas regiões frias precisam recorrer a recursos que possibilitem manter o equilíbrio da temperatura ambiente em suas casas. Isso para que possam ter um pouco mais de conforto durante as baixas temperaturas.
Aparelhos elétricos como os aquecedores e o ar condicionado, além das lareiras tradicionais ou eletrônicas, são opções para amenizar o frio. Porém a madeira é um material que também pode ser aproveitado para a mesma finalidade.
O uso da madeira para construir casas em regiões onde as temperaturas são muito baixas não é somente preferível, como também é importante. Porque a madeira naturalmente é má condutora térmica.
Em função dessa sua propriedade, ao utilizarmos a madeira para construir um imóvel conseguimos manter os ambientes com uma temperatura mais equilibrada e contínua. Sendo assim, nos dias frios o calor não sai do ambiente e o frio não consegue entrar.
Ou seja, quem mora em locais muito frios, ou que sofrem grandes variações de temperatura ao longo do dia, consegue ter casas mais confortáveis quando utilizam a madeira em sua estrutura. E ainda que optem outros recursos para amenizar o frio, a madeira auxiliará na eficácia de suas funções.
Por que a madeira uma má condutora térmica?
A explicação para o fato de a madeira não conseguir conduzir muito bem o frio ou o calor está em sua estrutura natural. A composição da madeira é o que a impede de realizar trocas de temperatura com os ambientes.
Isso se dá porque a estrutura celular desse material mantém massas de ar aprisionadas e ela também é constituída por membranas celulósicas. A organização do tecido xilemático, associada à celulose presente na madeira, faz com que ela seja má condutora térmica porque toda essa estrutura atua como isolante.
Sendo assim, o que acontece é que a madeira, em função dessas características, tem grande dificuldade para conduzir o calor, então, quando utilizada para construção de uma casa, ela mantém isolada a temperatura em seu interior.
De toda forma, a capacidade de fazer a troca térmica com o ambiente pode variar entre as madeiras. Isso porque a característica também está relacionada com a umidade presente na madeira. Quanto mais úmida ela for, maior será a condução térmica, mas como a madeira utilizada para construção de casas e outras aplicações é seca, então, conseguimos usufruir dessa sua vantagem.
Sobre a madeira para as regiões quentes
Nas regiões mais frias o conforto que a madeira oferece é expressivo em razão do fato de não deixar o frio entrar e o calor sair dos ambientes. Mas isso não significa que ela também não tenha vantagens para as regiões mais quentes.
Porque a madeira não isola somente o frio, ela não consegue conduzir as temperaturas de um modo geral. Isso significa que quando o calor também é intenso os ambientes construídos em madeira se tornam mais frescos, mantendo a temperatura interna equilibrada.
Com tudo isso, o que podemos apontar, além do conforto natural que a madeira oferece, é também o melhor ou menor consumo de energia. Como não há troca de temperatura com o lado exterior, então conseguimos o melhor aproveitamento dos equipamentos utilizados, como os já citados aquecedores e o ar condicionado.
Por isso, a madeira é de fato muito importante, e também muito eficaz, para ser aplicada em casas localizadas em regiões muito frias. Porém ela também pode ser a opção ideal para quem mora em locais muito quentes. Assim, mais uma vez vemos a versatilidade desse material trazendo vantagens para todos.