O consumidor pode encontrar no mercado várias opções de piso de madeira para utilizar em ambientes diversos. Porém, como todos são fabricados com a mesma matéria prima, existe sempre a dúvida sobre a diferença entre alguns pisos que parecem ter a mesma estrutura, mas que possuem características distintas. Esse é o caso do piso de madeira, do carpete de madeira e do laminado de madeira. Na hora de fazer a escolha do piso ideal, é preciso conhecer cada um deles para poder optar pelo melhor. Por isso, se você também tem dúvidas sobre as diferenças entre esses tipos de piso e não sabe qual utilizar em sua construção ou reforma, então esse artigo será interessante para que possa compreender melhor essas diferenças e optar pelo qual atenda as sua necessidades.
O piso de madeira
A característica principal do piso de madeira é que ele se trata de tábuas fabricadas em madeira maciça. Existem diversas opções de piso de madeira no mercado que o consumidor pode escolher segundo seu gosto. É possível encontrar o taco, o assoalho, o piso pronto e parquet, que são fabricados com várias espécies de madeira, o que proporciona muitas opções de tonalidades e essências e ainda uma variação de valores e durabilidade segundo a resistência de cada espécie utilizada na fabricação. De acordo com a densidade da madeira escolhida, o piso é mais ou menos resistente às agressões de uso e do tempo e com isso, sua via útil varia.
Vantagens: O piso de madeira possui uma durabilidade alta. Com o tempo ele sofrerá um desgaste natural, porém, a restauração é possível para renovar a aparência do piso. A madeira oferece conforto térmico e pode ser utilizada em ambientes comerciais ou residenciais possibilitando decorações diversas.
O carpete de madeira
Também fabricado em madeira, a diferença do carpete para o piso maciço, é que o carpete se trata de uma folha bastante fina de madeira, que possui espessura entre 5 e 7 milímetros. Essa folha de madeira é colada e prensada sobre uma base também em madeira, porém processada, como aglomerado, mdf ou compensado. Para fazer a fixação do carpete de madeira não são utilizados fixadores como pregos ou parafusos e também a fixação não recebe cola. O carpete é fixado através dos encaixes que possui e para evitar que o carpete saia de seu lugar, é feito um acabamento nas bordas com rodapé que impede essa movimentação. Sua durabilidade é menor do que a do piso de madeira maciça, a resistência à água é muito baixa, pode produzir ruídos ocos ao caminhar.
Vantagens: A instalação do carpete de madeira é muito rápida e seu valor é acessível. Possui várias opções de tonalidade que também permitem decorações diversas.
Piso laminado de madeira
Apesar do piso laminado também ser um piso flutuante como é caracterizado o carpete de madeira, existem diferenças entre eles e o piso laminado se mostra mais resistente do que o carpete. O laminado de madeira é composto por camadas que melhoram sua durabilidade. Assim como o carpete ele não é resistente à água e por isso não se recomenda sua instalação em ambientes úmidos nem mesmo sua limpeza com água e abundância. O piso laminado possui um visual muito bonito, pois além de receber a camada de filme decorativo, que é aquela onde é impressa a textura do piso, ele ainda recebe uma camada fina de um material cristalino que proporciona um brilho superior para o acabamento desse piso, que é o overlay. Essa camada cristalina é bastante resistente e ajuda na conservação e durabilidade do laminado.
O overlay também é chamado de laminado melamínico ou fenólico e aqui no Brasil é muito conhecido como fórmica. Sua fixação é feita por encaixes já existentes nas tábuas e que dispensam o uso de pregos, parafusos ou colas.
Vantagens: Durabilidade maior do que o carpete de madeira, visual impecável, instalação fácil e rápida, seu custo é menor do que os pisos de madeira maciça, limpeza fácil e resistência às manchas por não ser poroso.
As três opções de piso são interessantes e vantajosas, porém deve-se avaliar a necessidade de cada um para a escolha do melhor piso e ainda o que se espera como resultado final. Se ainda tiver dúvidas sobre qual é o mais indicado para seu caso, consulte os profissionais da ParquetSP, que podem te ajudar nessa decisão.