Madeira Cumaru é boa? Conheça um pouco mais sobre o Cumaru e sua madeira
O cumaru é uma madeira muito apreciada para fabricação de piso de madeira, porém, sua aplicação vai muito além do que essa. A madeira de cumaru apresenta alta dureza, ou seja, é uma madeira muito resistente e por isso pode ser utilizada para fins diversos, ainda que sofra agressões, pois resiste muito bem a todas elas.
Aqui no Brasil o cumaru também é conhecido pelos nomes de camaru-ferro, cumaru-verdadeiro cumaru-amarelo, cumaru-rosa, cumaru-escuro, cambaru, cambaru-ferro, champanha, cumaru-da-folha-grande, cumaru-ferro, cumaru-roxo, cumbari, cumbaru-ferro e muirapagé. No exterior a madeira também possui nomes variados, como charapilla, cumaru, ebo, faux, gaiax , gaiac de cayenne, koemaroe, sarrapia e tonka. Quando a madeira já se encontra em formato de piso seu nome comercial passa a ser Brazilian Chestnut, Brazilian Teak ou Southern Chestnut.
A incidência dessa madeira na natureza, aqui no Brasil, ocorre nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, e fora do Brasil ela pode ser encontrada na Bolívia, Peru, Venezuela, entre outros.
O plantio do cumaru
Para fazer a extração da madeira cumaru é possível fazer o plantio de mudas destinadas exclusivamente ao comércio de madeira e outros derivados da planta, ou seja, madeira de reflorestamento, com isso, não extingue-se os espécimes que são encontrados no meio ambiente.
As mudas de cumaru podem ser obtidas através de estacas ou de sementes. Porém, a sua reprodução é lenta e no sistema de estaquia ainda faltam estudos para aprimorar a reprodução. Mas através das sementes obtém-se uma boa resposta para o plantio. As sementes devem ser colhidas da matriz diretamente ou então esperando que as sementes caiam assim que maduras.
As sementes são colocadas em substrato para que possam germinar e sua germinação não é demorada, ocorrendo entre 5 e 30 dias com aproveitamento de 80%, e mudas com 3 meses de idade já podem ser destinadas ao plantio definitivo. Porém, o desenvolvimento do cumaru em campo é bastante lento, e uma muda com dois anos de idade alcança a altura de apenas 1 metro e meio.
Em terrenos especiais como no Nordeste o plantio do cumaru pode vir associado a outras espécies primárias ou secundárias, sendo que algumas indicadas são pau-branco e sabiá. O plantio através do lançamento de sementes também acontece, e depois de germinar em meio à capoeira após 5 anos são escolhidas as melhores mudas, as mais fortes.
A durabilidade da madeira cumaru
O cumaru pode ser utilizado até mesmo para construções externas e pesadas, como no caso de pontes, postes e até mesmo dormentes ferroviários. Devido a sua alta resistência ao ataque de pragas, como fungos e cupins, é uma madeira que pode resistir até 12 anos em contato direto com o solo.
Com sua dureza superior a muitas outras madeiras, ela se mostra muito difícil de ser trabalhada, mas ainda assim é amplamente utilizada para trabalhos mais delicados e leves também, como para fabricação de mobília e cabos de ferramentas, além da sua utilização para fabricação de pisos como assoalhos, degraus e tacos, entre outros detalhes da construção civil.
Mas para que possa apresentar essa característica de dureza e durabilidade, é preciso fazer a secagem ideal da madeira de cumaru. Ao secar naturalmente ela torna o processo mais rápido, porém, sua secagem natural pode apresentar rachaduras e ainda empenamento. Mas ao fazer a secagem da madeira cumaru de modo artificial, ainda que demore um pouco mais, o trabalho é compensador, porque a madeira não vai apresentar nenhum defeito.
Por todas as vantagens que apresenta para a fabricação de pisos e ainda para aplicações das mais variadas, a madeira cumaru é uma das favoritas quando o assunto é durabilidade, e na ParquetSP você pode encontrar diversos produtos fabricados com essa madeira, para que você e seus ambientes possam ter sempre o melhor.