Criar ferramentas, utensílios e técnicas que facilitem sua vida é uma característica do ser humano, assim como modificar e adaptar o meio para seu maior conforto. Para sua habitação o ser humano também segue essa tendência, e ao longo do tempo ele criou diversos recursos que lhe permitiram construir habitações cada vez mais confortáveis e aconchegantes, ao mesmo tempo em que são belas e funcionais. Para isso, a invenção de elementos foi fundamental para que os ambientes fossem desenvolvidos segundo as suas necessidades e preferências. O forro de madeira é um desses elementos criados pelo homem para enriquecer o visual do ambiente e deixá-lo mais confortável.
O forro de madeira
Para um ambiente ser habitável ele precisa de recursos básicos que permitam o abrigo de pessoas, mas para que seja confortável apenas parede, piso e teto não são suficientes. Da necessidade de ter ambientes que fossem mais agradáveis e que acolhessem as pessoas de uma maneira mais confortável surgiu a ideia de incrementar cada ambiente com recursos variados que lhe dariam as características desejadas.
Foi assim que o piso passou a ser revestido, as paredes receberam tintas e acabamentos, janelas e portas foram desenvolvidas para serem mais do que aberturas para ventilação e até mesmo o teto foi trabalhado com aplicação de lajes e forros.
O forro de madeira passou a ser utilizado nas construções, em especial em residências, para contribuir com a construção de maneiras diferentes, e conforme foram surgindo necessidades as pessoas observaram como o forro de madeira poderia ser versátil.
Mas afinal, o que é um forro de madeira?
Para cobrir um ambiente podemos fazer uso de telhas variadas e lajes, porém, com esses materiais sem nenhum tipo de acabamento o teto pode ficar desinteressante. O forro de madeira é um revestimento que fica preso ao teto. Composto por tábuas de madeira de espécies variadas, como jatobá, cumaru e peroba mista, ele esconde o teto e lhe confere um visual diferente e mais elegante.
A madeira é um material nobre que possui várias aplicações, pode ser trabalhada de diversas formas. Quando devidamente tratada, é muito resistente e possui alta durabilidade, não necessitando de manutenção durante anos. Além disso, ela é um elemento neutro que combina com qualquer estilo de decoração e pode ser utilizada em qualquer ambiente, e por isso, o forro de madeira é uma opção interessante independente do estilo do ambiente.
Vantagens da instalação de um forro de madeira
Resistência: ao adquirir um forro fabricado obedecendo-se aos critérios de qualidade, como estes que você encontra na ParquetSP, a madeira terá recebido todos os tratamentos antipragas para que seja resistente ao ataque de insetos e também do mofo.
Durabilidade: o forro de madeira sofre menos agressões do que o piso, e por isso a durabilidade da madeira utilizada no teto é mais alta. É preciso somente ter o cuidado de observar possíveis infiltrações que possam prejudicar o forro.
Isolante acústico: para quem tem problemas com sons vindos do andar de cima, seja em residências ou tratamentos, o forro de madeira ajuda a minimizar esses sons porque a madeira é um isolante acústico.
Isolante térmico: os ambientes que recebem o forro de madeira tem a temperatura mais estável do que os demais, devido às características de isolamento térmico que a madeira possui.
Possibilidade de restauração: o forro de madeira ainda tem a vantagem de que, mesmo depois de alguns anos, quando estiver com seu visual envelhecido, não é necessário trocar o forro, porque estando a madeira conservada sem umidade, é possível fazer a restauração do forro e devolver à madeira o aspecto de nova.
O forro de madeira é um elemento que somente vai contribuir para seus ambientes tornando-os mais confortáveis e agradáveis, e ainda conferindo um visual charmoso, independente do estilo da sua decoração.