O barulho é sempre um problema das grandes cidades e também para quem mora em apartamentos, casas com andares ou geminadas. O barulho também é um inconveniente para quando desejamos descansar, para ter mais privacidade ou quando precisamos de silêncio total para alguns tipos de trabalho. Nesse momento, o piso acústico faz toda a diferença.
As aplicações do piso acústico
O piso acústico é utilizado em ambientes onde é preciso impedir que o som saia ou então entre. É muito comum a sua utilização em estúdios de gravação, estúdios de rádio, de fotografia e outros locais destinados a profissionais que precisam de silêncio para desempenhar as suas atividades, porém, esse tipo de isolamento não é indicado somente para uso profissional.
Cada vez mais as pessoas comuns estão descobrindo como o isolamento acústico pode ser seu aliado contra o barulho, e estão aderindo ao piso acústico para conseguir maior privacidade e para não interferir na privacidade de seus vizinhos.
Em apartamentos é bastante comum o emprego de pisos acústicos, porque nesses locais a propagação do som é constante. Convivendo cercados de vizinhos de todos os lados é importante contar com o isolamento acústico para evitar as famosas brigas entre condôminos, por causa do som da televisão, dos passos, das crianças, de eletrodomésticos, entre tantos outros que incomodam a todos.
Por isso, além de ser utilizado em locais profissionais, o piso acústico também pode ser explorado em residências, sendo que traz benefícios para todos quando instalado. Não é preciso conviver com o barulho ou então estar constantemente vigiando aquilo que se faz para ter silêncio, basta instalar o piso nos ambientes para conseguir ter privacidade e liberdade sem incomodar a ninguém e nem ser incomodado.
Onde o piso acústico pode ser instalado?
O piso acústico que você encontra na ParquetSP é fabricado com cortiça, material natural e ecologicamente correto que não agride a natureza durante sua extração porque não precisa ser feita a remoção da matriz para extrair esse material. Sendo assim, além de solucionar o problema do barulho o piso acústico ainda é sustentável. Mas, algumas pessoas têm dúvidas sobre onde é possível instalar o piso acústico, afinal, sendo originado de matéria prima orgânica, ele pode ter conato com a água?
Este é outro diferencial do piso acústico que faz com que seja tão prático. Na verdade o piso acústico não fica em contato com as pessoas no ambiente. O piso acústico é instalado antes do piso de fato, ou seja, ele fica entre o piso e o contra piso, como uma camada de proteção ou isolante. Sendo assim, o piso acústico pode ser instalado em qualquer ambiente, apenas tendo o cuidado de observar a presença de umidade no contra piso, que pode reduzir a vida útil do material.
Também é preciso ter cuidado com infiltrações que possam acontecer no piso, no caso deste ser lavado com água em abundância, entretanto a instalação correta do piso final evitando falhas no rejunte é o suficiente. Sendo assim, não havendo contato dele com umidade a sua instalação pode ser feita onde julgar necessário.
Quartos – para quem precisa de silêncio para descansar, quem possui sono leve, para evitar o som dos ruídos vindos quarto que possam se propagar para o andar de baixo.
Apartamentos – a instalação do piso acústico em todos os cômodos do apartamento permite maior privacidade ente os vizinhos.
Sala de vídeo – deixa a vontade aqueles que estão vendo filmes ou brincando com jogos eletrônicos.
Bibliotecas – em especial para aquelas no andar de cima, que precisam de isolamento do barulho vindo de baixo.
Escritórios – outro espaço onde o piso acústico faz a diferença permitindo concentração.
Ainda o piso acústico pode ser a solução para salas comerciais onde se localizam academias de ginástica, de dança, escolas de música e canto, salas de aula, consultórios, salões de festas e muitos outros.