Sabe aquele clássico atemporal, que continua sendo muito requisitado para a composição de um ambiente? Estamos falando do assoalho de madeira, um tipo de piso altamente durável e versátil.
E por falar em durabilidade, no caso do assoalho de madeira, o que é necessário para mantê-la? Fique conosco para descobrir!
O que é o assoalho de madeira?
Assoalho de madeira é um piso composto por tábuas de madeira maciça, um material nobre que apresenta uma ótima resistência.
Apesar de ter um custo um pouco maior quando comparado aos outros tipos de pisos, é uma opção sustentável que pode otimizar o seu orçamento, levando conforto e elegância para o ambiente.
Tipos de madeira para assoalho
A beleza e o charme característicos do assoalho provém dos tons da madeira utilizada em sua composição, que nem sempre são iguais.
Assim sendo, as tendências decorativas são favorecidas e a decoração se torna perfeita. Entre as madeiras utilizadas, estão:
- Sucupira;
- Ipê;
- Jatobá;
- Grápia;
- Cumaru;
- Maçaranduba.
Essas opções são bastante favoráveis, uma vez que são espécies conhecidas pela dureza e por seu alto índice de massa, isto é, uma boa durabilidade.
Onde utilizar o assoalho de madeira?
Quando pensamos em um ambiente rústico, o assoalho de madeira é a escolha ideal. Mas, não é apenas na rusticidade que o piso se garante. Isso porque ele também combina com outros estilos de decoração, como o minimalista, o clássico e o moderno.
Seu uso é recomendado para ambientes como o quarto e a sala, locais que necessitam sempre de aconchego e conforto.
Vale lembrar que os tons escuros do assoalho são indicados para ambientes com cores sóbrias. Já os claros são mais versáteis e podem ser utilizados da forma como você desejar.
Como cuidar do assoalho de madeira?
Cuidar do assoalho de madeira para manter sua durabilidade não é uma tarefa tão difícil. Primeiro, é importante evitar o contato da água com o piso, para suas fibras não danificarem e não correr o risco de apodrecer.
Desta forma, então, deve ser utilizado apenas um pano úmido para remover alguma sujeira mais resistente, enxugando logo em seguida com outro pano seco.
Outra recomendação é minimizar a incidência da luz solar sobre o piso, considerando que, quando a luz do Sol bate diretamente no piso, com o passar do tempo, ele tende a sofrer uma descoloração de sua tonalidade natural. Neste caso, é importante utilizar uma cortina ou persiana.
Também não é indicado o uso de tapetes, principalmente se forem de borracha ou vinil, pois podem provocar manchas e reter a umidade, diminuindo a durabilidade do piso.
E por fim, os móveis são vilões do assoalho de madeira quando deslocados de um lugar para o outro, pois causam arranhões e deixam marcas e danos.
Com essas orientações, você manterá o assoalho de madeira do seu ambiente com a mesma beleza de quando foi instalado.
Gostou do conteúdo? Possui outras dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe!
Venha conhecer os tipos de assoalho de madeira em nossa loja!