A madeira é elegante e confere charme para os ambientes. Explorada em grandes espaços como no piso ou teto, ou então em pequenos detalhes como uma moldura ou um rodapé, ela enriquece qualquer decoração. A ParquetSP traz para você algumas ideias interessantes de como incorporar detalhes de madeira em sua decoração e deixar o seu ambiente ainda mais bonito e aconchegante. Escolha o qual mais combina com seu espaço e depois escolha a sua espécie de madeira favorita na ParquetSP.
Teto – os detalhes de madeira podem estar no teto, tanto cobrindo todo esse espaço como apenas compondo desenhos e formas no mesmo. Os ambientes ficam charmosos e com um visual diferenciado quando recebe forros de madeira, que não somente decoram como também ajudam a equilibrar a temperatura e ainda atua como isolante acústico.
Parede – a parede é um espaço que recebe muitos detalhes em madeira, isso porque ela possui uma boa área para ser explorada e ainda permite a criação de uma decocção limitada apenas pela imaginação do decorador. Com bom gosto as paredes deixam de ser somente paredes e passam complementar a decoração ou ser o destaque da mesma com detalhes de madeira.
Painéis – os painéis são um dos elementos explorados nas paredes onde deseja-se detalhes de madeira. Os painéis tanto pode adornar a parede nua como também podem emoldurar a televisão, ocupando o espaço desejado para compor a decoração. O painel de madeira pode ser apenas um pequeno quadrado ou então ocupar a parede do piso ao teto.
Brises – os brises de madeira tiveram sua origem com base na necessidade de impedir a entrada direta da luz do sol num determinado ambiente, porém, passou a ser explorado como elemento decorativo e deixou de estar somente na vidraça e sacadas e passou a decorar ambientes internos.
Molduras – as molduras podem ser exploradas em ambientes variados e para finalidades diversas. O detalhe de madeira que as molduras criam pode ser explorado nos espelhos do banheiro, do quarto ou aqueles instalados para amplitude do ambiente, também em volta de portas e janelas, passa-pratos e onde mais a madeira enriquecer por seu aspecto elegante e charmoso.
Rodapés – mesmo que um piso não seja de madeira o rodapé poder ser desse material. Não é raro a instalação de um rodapé de madeira mesmo que o piso seja de cerâmica, pedra ou porcelanato. A madeira é um detalhe que vai enriquecer o visual, do piso e ainda dar destaque para o mesmo, complementando a decoração.
Rodaforro – assim como o rodapé, o rodaforro é um detalhe em madeira que enriquece a decoração do ambiente. Muitas vezes utilizado juntamente com o forro de madeira para complementar o mesmo e dar melhor acabamento para o teto, o rodaforro também pode ser utilizado em ambientes com laje para finalizar de uma maneira mais charmosa o teto e fazer a união delicada entre este e as paredes.
Nichos e prateleiras – além de serem úteis e ajudar na organização do espaço, os nichos e as prateleiras também podem ser utilizados como elemento de decoração quando o a material escolhido é a madeira. Esses pequenos espaços decoram a parede e valorizam o ambiente.
Móveis – os móveis de um ambiente tanto podem ser totalmente de madeira como podem ter detalhes nesse material. A madeira nos móveis enriquece qualquer estilo de decoração, desde a mais rústica à mais moderna. Os detalhes da madeira nos móveis dão charme e sensação de aconchego.
Escadas – uma escada será somente uma escada se não receber um acabamento, mas se ela tiver detalhes de madeira como o cordão de madeira ou o acabamento Nosing, além de ficar mais charmosa a escada ainda passa a compor a decoração pelo visual que adquire ao receber estes acabamentos delicados e marcantes.
Nem sempre é preciso uma estrutura diferenciada ou um grande trabalho de arquitetura para que seus ambientes sejam elegantes e singulares. Os detalhes de madeira podem te ajudar nessa tarefa, basta explorá-los com bom gosto no seu espaço.