Um assoalho de madeira novo e recém-instalado é lindo, tem um visual homogêneo e brilha muito. Mas, com o passar do tempo e o uso diário esse brilho pode ficar ofuscado em razão da sujeira do dia a dia.
E é claro que isso tira todo o encanto do piso, que precisa de novo voltar a brilhar e ter o mesmo visual incrível de antes. Mas você sabe como fazer isso? Sabe o que pode e o que não pode ser passado no assoalho de madeira para que brilhe outra vez?
Ficou em dúvida? Então continue lendo nosso artigo e descubra, afinal, o que é bom e o que não é para dar brilho em assoalhos. Anote aí para não errar e não acabar danificando o seu piso.
O que não pode ser utilizado em assoalho de madeira
Quando se fala em brilho no piso a primeira coisa que vem a cabeça é a aplicação de cera. E realmente isso é justificável, porque aplicar cera é um modo certeiro de conseguir manter um piso brilhando, mas somente se ele não for de madeira.
A cera não é um produto indicado para esse tipo de material, porque ela cria uma camada sobre ele que pode deixar engordurado, em especial aqueles que possuem silicone em sua formulação. Por isso esse é um dos produtos que não devem ser utilizados.
Também deve ser evitados produtos químicos, como o querosene. A composição dessas substâncias é forte demais e pode deixar manchas em seu piso, e na tentativa de retirar marcas você pode acabar deixando outras irreversíveis.
E não se esqueça de que os produtos abrasivos, como saponáceos e ainda esponjas de aço nunca vão dar brilho na madeira. Eles são totalmente contraindicados, porque causam atrito e ferem as fibras do piso.
O ideal é não aplicar na madeira nenhum tipo de produto que não seja específico para ela. Então, sempre que estiver em dúvida se pode ou não pode, prefira não usar e buscar uma alternativa segura.
O que pode ser usado para dar brilho em assoalho de madeira
Depois de tantas restrições será que sobrou algum produto que ajude a dar brilho em piso de madeira? Na verdade realmente não muitos, porque o assoalho de madeira já possui o verniz, que é o que garante o seu brilho.
A limpeza da madeira deve ser feita no dia a dia, para eliminar a poeira e gordura que possa interferir no brilho, apenas isso. Não é preciso usar nenhum tipo de produto que crie camada e ele brilhe sobre o piso.
Para limpar a madeira opte sempre por sabão neutro em água morna e um pouco de vinagre, se quiser. Isso é suficiente para eliminar manchas e acabar com o aspecto fosco. Depois use um pano seco e outro de microfibra ou algodão para dar acabamento e retirar marcas de gota de água que possam ter ficado.
Quando o piso perder o brilho por causa do verniz já antigo, o ideal é lixar e reaplicar o verniz, e não buscar alternativas para resolver o problema, como aplicar a cera. Porque isso somente fará com que mais material se acumule sobre a madeira e comprometa a sua aparência.
Se preferir, pode usar no assoalho produto específicos para limpar madeira e dar acabamento, sempre aqueles exclusivos e livres de silicone. E esteja atento se o fabricante do piso indica ou não algum tipo de produto.
Somente isso é suficiente para dar brilho ao seu assoalho de madeira. Por isso ele é um tipo de piso muito prático e que é uma tendência que nunca sai de moda. Afinal, facilita a limpeza do dia a dia, não é muito exigente e ainda combina com todo tipo de decoração. Ideal para quem gosta de estilo, personalidade e não quer perder tempo com tarefas domésticas.