O jardim, seja ele de uso privativo ou aberto para circulação de pessoas, deve ser um espaço bonito e agradável. Precisa ser muito bem cuidado e que possa oferecer tranquilidade para quem está ali. O contato com a natureza é sempre um momento relaxante, mas é preciso que o jardim esteja organizado, bem cuidado e decorado para que essa sensação seja ainda melhor. E para conseguir esses efeitos no jardim, geralmente incrementa-se e a decoração com iluminações, decks, pedras, quiosques e pergolados - uma excelente opção para criar uma cobertura natural que permite ficar ao ar livre porém, abrigado.
Por que instalar pergolados em jardins?
A beleza de um jardim é constituída, em grande parte, pelas plantas escolhidas para adorno. Mas não somente as plantas e o gramado que fazem o charme de um jardim. Além de explorar as cores e formas variadas da vegetação, é preciso que o paisagismo do jardim seja mais completo e elementos decorativos sejam incorporados para que ele fique ainda mais charmoso. Os pergolados em jardins garantem esse visual diferenciado e a elaboração de um ambiente externo muito mais agradável e bem projetado.
Os pergolado são estruturas de madeira ou ferro construídas com pilares e vigas e fazem a semicobertura de um espaço, em especial em lugares externos como jardins, áreas de churrasqueira, área de descanso ou o espaço das crianças. Em alguns lugares o pergolado é conhecido como caramanchão, mas ambos são a mesma estrutura e possuem a mesma finalidade.
A instalação de pergolados em jardins permite que se crie um ambiente diferente dentro desse espaço, um local onde as pessoas podem ficar abrigadas do sol e ainda onde pode ser o espaço para a reunião dessas pessoas. Sob o pergolado podem ser colocados mesas, bancos, cadeiras e outros móveis e atrativos.
A estrutura do pergolado é composta por várias vigas de madeira com espaços entre si e, para suprir esses espaços geralmente utiliza-se trepadeiras floridas que ajudam a criar um ambiente mais natural ou romântico. Algumas pessoas ainda utilizam os pergolados para suporte de parreiras e podem acompanhar o crescimento das uvas, o que se faz um atrativo bem interessante. Outras preferem cobrir o pergolado com placas de vidro e, dessa maneira, é possível ver o céu e receber a luz do sol filtrada ou ficar ao abrigo da chuva, o que deixa a exposição ao ar livre muito mais agradável.
Detalhes sobre os pergolados em jardins
- Tamanho: não existe uma medida exata para os pergolados em jardins. O seu tamanho vai depender da área que se deseja cobrir. Eles podem ser construídos nas medidas que o consumidor desejar, por isso o tamanho é uma característica individual de cada pergolado em função da área que ele deve ocupar.
- Cobertura: nem todos os pergolados recebem cobertura vegetal ou de vidro, muitas pessoas optam por deixá-lo com suas aberturas naturais. Cobrir ou não é uma opção individual e leva-se muito em consideração a funcionalidade que se deseja para o pergolado e ainda o estilo de decoração e de jardim que está sendo elaborado.
- Trepadeira: para quem deseja fazer a cobertura do pergolado com uma espécie de planta trepadeira, é preciso considerar o local onde o pergolado está instalado. Cada espécie da planta necessita de uma intensidade de exposição solar. Se a trepadeira escolhida não for a ideal para o local onde está o pergolado, certamente seu desenvolvimento não será bom e ela não fará a cobertura que se deseja.
- Manutenção: seja de ferro ou madeira, o pergolado necessita passar por uma pequena manutenção de tempos em tempos. Por ficar exposto a sol e chuva, tanto o ferro como madeira precisam receber camadas de tinta ou verniz que ajudem a proteger o pergolado e garantir uma vida útil maior para os pergolados em jardins.
Para incrementar a decoração do seu jardim, prefira os pergolados fabricados com madeiras que você possa confiar. Como aquelas utilizadas pela ParquetSP, que são devidamente tratadas e possuem certificado de procedência. Na ParquetSP você sempre faz o melhor negócio.
Siga-nos:
facebook Instagram Youtube Twitter Google+