Muitas pessoas acreditam que não existe tanta utilidade para um material como a madeira. Mas é muito diferente disso. Existem diversas espécies de árvores que fornecem madeiras para aplicações variadas, algumas são melhores para estrutura, outras para piso, uso interior e exterior.
O brise é uma estrutura que pode ser desenvolvida com madeira. Mas, neste caso, qual seria o melhor tipo de madeira para sua fabricação? E onde o brise de madeira pode ser aplicado?
Acompanhe-nos para descobrir!
Tipos de madeiras que podem ser utilizadas
O brise de madeira foi desenvolvido para bloquear a passagem de luz solar em um ambiente. Mesmo limitando a claridade, ele ainda permite a passagem do ar, além de manter o local arejado e fresco.
Além de suas funcionalidades, o brise apresenta um tom artístico por natureza, uma vez que apresentam elegância e sofisticação para a decoração dos espaços onde é instalado.
E para que ele possa mostrar o quanto ele confere elegância a um ambiente, o tipo de madeira escolhida ajuda bastante. Existem alguns tipos de madeira que podem ser utilizados na composição de um brise, entre elas:
Madeira Cumaru
Além de oferecer vantagens estéticas, essa é uma espécie de madeira considerada uma das mais resistentes ao ataque de cupim.
Madeira Ipê
Apesar da sua dura consistência, é um tipo de madeira fácil de lixar, de pregar ou parafusar. Pode ser empregada em construções, decoração, entre outros.
Madeira Itaúba
Conhecida por sua resistência e por ser pesada. Resiste muito bem a cupins, insetos e fungos.
Aplicação do brise de madeira
Já dissemos anteriormente que o brise minimiza a incidência solar, além disso, ele pode garantir mais privacidade e decorar ambientes interiores, ou fazer uma espécie de divisão.
Isto quer dizer que ele pode ser utilizado tanto em ambientes internos como externos, com funcionalidade prática e decorativa.
Na área externa, o brise de madeira pode ser instalado com o objetivo de decorar as fachadas dos ambientes. Porém, ele deve sofrer com as mudanças climáticas e agressão às suas fibras. Por isso é indicado o uso de uma madeira mais resistente, como a cumaru.
Quando instalado na área interna, o brise funciona como elemento decorativo, cumprindo a função de quebra-sol, e também pode ser usado como uma divisória de ambientes. Qualquer tipo de madeira pode ser escolhido, de preferência aquele que combine com a decoração.
Gostou do artigo? Deixe o seu comentário.