Para criar uma boa decoração é preciso estar atento aos elementos e suas combinações. A madeira, embora seja um elemento neutro, também precisa ser utilizada com cautela para conseguir um visual harmônico e equilibrado no ambiente ao combinar com os móveis. O painel de madeira é um elemento interessante que pode ser explorado em diversos ambientes, então, que tal algumas dicas para conseguir combinar seus móveis com o painel de madeira de uma forma elegante, charmosa e equilibrada? Confira!
Explorando o painel de madeira
O painel de madeira permite ousar e ajuda muito na hora de criar uma decoração interessante. Ele é um elemento muito versátil que você pode explorar em qualquer decoração e combinar com seus móveis.
Na cozinha, o painel de madeira atua como um revestimento das paredes, como divisória para ambientes integrados, como decoração da área de jantar, entre outras aplicações. Porém, é preciso estar atento para não fazer uma mescla desarmônica na cozinha, misturando demais as cores.
O painel de madeira na cozinha confere um charme especial e lhe permite criar aquilo que sua imaginação mandar, mas como dito antes, para que sua decoração seja interessante e não uma grande bagunça, fique atento para escolher móveis, pisos e o painel que esteja em harmonia.
Combinando o painel de madeira com outros elementos
Mesmo que sua cozinha tenha piso de porcelanato ou outro material e seus móveis já tenham sido escolhidos e agora você tenha decidido redecorar e explorar o painel de madeira, é possível criar um espaço bonito e charmoso.
Antes de escolher a madeira a ser utilizada em seu painel na cozinha, observe como está o seu ambiente agora. Qual é o contraste entre o piso e seus móveis e especialmente, qual é o tom dos seus móveis?
O painel de madeira pode ter cores e tons diferentes dependendo da aplicação que você dará para ele. Por exemplo: se seus móveis já combinam com seu piso e o painel é apenas um detalhe decorativo, então você pode ousar e colorir sua cozinha com uma tonalidade diferente ou textura marcante para a madeira.
Se seus móveis e seu piso têm tonalidades diferentes, convém combinar o painel ou com o piso ou com os móveis. A introdução de um terceiro tom no ambiente poderia deixar o visual carregado.
A combinação entre o painel e os elementos que já constituem sua cozinha deve seguir um pensamento o intuitivo e também a boa observação sobre a harmonia final das combinações que você fizer.
O tipo e estilo de decoração também influenciam muito nessa decisão. Um ambiente rústico, por exemplo, costuma ser mais rico em variações de tom e até mesmo de cores da madeira, afinal, explora elementos com ares de antiguidade e compõem esse estilo diverso que a rusticidade oferece.
Já num ambiente mais moderno ou conservador convém manter a harmonia de tons para não quebrar o equilíbrio que se busca. É por isso que a combinação do painel de madeira da sua cozinha com seus móveis deve seguir a tendência do seu ambiente.
Nenhum tipo de combinação é proibida, porém, para inserir o painel de madeira em harmonia com os móveis também é preciso observar o restante da decoração. Tudo em volta influencia no resultado final, inclusive aquilo que você deseja transmitir com sua decoração, o estilo da mesma e a personalidade do espaço.
Lembre-se sempre:
O painel de madeira traz resultados belíssimos, mas você precisa estar atento para não conseguir um efeito indesejado. Tons escuros de qualquer tipo de material tendem e a reduzir os ambientes e os claros a expandir. Então, se seu espaço tem pequenas dimensões, prefira cores mais claras e suaves para dar sensação de amplitude e ainda explore, também, espelhos, que ajudam nesse efeito.