Madeira e porcelanato são materiais muito diferentes, mas que podem ser incorporados no mesmo ambiente. Na verdade, a combinação entre o piso de madeira e porcelanato resulta num ambiente agradável e charmoso, e ainda pode compor decorações muito variadas, tudo depende de como você equilibra esses dois materiais no mesmo espaço. Veja as dicas que tenho para você para combinar o porcelanato e a madeira em ambientes diferentes e no mesmo ambiente.
Num mesmo ambiente
Você não precisa necessariamente optar pela exclusividade de piso de madeira ou porcelanato. Já se foi o tempo em que mesclar os materiais estava fora da decoração, porque agora, essa junção de materiais diferentes que tira a uniformidade do espaço proporciona uma decoração criativa, elegante e charmosa, com identidade e estilo. Por isso, ao invés de optar por piso de madeira ou porcelanato, você pode explorar os dois materiais em seus ambientes.
Detalhes no piso: a madeira pode ser explorada no piso de porcelanato como apenas um detalhe, uma faixa, o rodapé, a união entre o piso e o rodapé, pontos no piso, enfim, maneiras diversas de colocar a madeira em seus ambientes como uma forma de tirar a homogeneidade do porcelanato e criar um diferencial no seu piso.
Caminho: a madeira também pode ser utilizada para formar caminhos. Ao invés de utilizar um tapete passadeira no corredor, por exemplo, você pode criar este efeito incorporando-o ao piso, fazendo este caminho em madeira da espécie que você preferir, e assim evitando os acidentes que tapetes podem causar e ainda mantendo um visual bacana e prático para o dia a dia.
Escada: ainda que seu piso seja de porcelanato, a madeira pode estar presente na escada. Para reformar sua escada, por exemplo, e conseguir um visual diferente para ela, consulte o profissional da sua confiança e peça um projeto que inclua a madeira à escada, assim você tira, mais uma vez, a homogeneidade e consegue um detalhe especial e harmônico entre os dois materiais, sem ter que escolher entre piso de madeira ou porcelanato.
Ambientes: Tem sido comum ambientes integrados, como sala e cozinha, ou cozinha e sala de jantar. Mas, se você deseja limitar esses ambientes, opte por pisos de materiais diferentes. O piso de madeira ou porcelanato pode estar na cozinha ou como preferir, marcando o espaço de cada ambiente. Ou então, caso você deseje criar um “cantinho” especial, seja para leitura, para transição entre os ambientes e o jardim de inverno, próximo à lareira ou qualquer outro, a mescla entre esses dois materiais também ajuda nessa tarefa.
Em ambientes diferentes
A casa toda não precisa ter piso de madeira ou porcelanato, ela pode ter os dois. Dependendo do cômodo ou do ambiente que você queira criar, muitas vezes um material é preferível ao outro, e até mesmo para complementar a decoração, por exemplo. Num ambiente rústico a madeira complementa muito mais, porém, para ambientes úmidos é melhor utilizar o porcelanato, então, mesclar madeira e porcelanato na casa de acordo com as necessidades do ambiente é bem vindo.
É uma alternativa inteligente que vai trazer identidade para cada espaço e atender àquilo que cada um necessita. As transições entre os ambientes com materiais diferentes também pode ter o seu charme, através de acabamentos especiais que fazem a união dos pisos diferentes, como no casso do acabamento Threshold, que faz essa união de uma maneira eficiente, deixando o resultado final perfeito e seguro entre os dois. A soleira também tem essa função e você pode optar pela soleira de madeira que vai finalizar o piso de madeira e uni-lo ao porcelanato.
Ou seja, escolher entre piso de madeira ou porcelanato não deve ser uma dúvida para você! Utilize os dois!