Existem diversas espécies e tipos de piso de madeira no mercado, porém, para cada situação é mais indicado um tipo de madeira. Isso porque elas variam muito sobre sua densidade, sua dureza, sua composição química e assim, algumas são mais resistentes do que outras.
Cada aplicação exige uma característica da madeira e para garantir que a madeira cumpra bem seu papel e também tenha um boa duração, é importante escolher a espécie certa. Nem sempre a mais dura ou mais resistente é mais indicada, há situações que é necessário uma madeira mais leve, por exemplo. Por isso, é importante saber qual madeira é indicada para cada caso.
Que tal conhecer algumas aplicações e suas madeiras ideais?
Para a estrutura da casa
A estrutura da casa precisa ser feita com madeira que tenham muito resistência e que apresentem boa durabilidade, alta densidade e resistência mecânica também. Geralmente as madeiras mais pesadas têm essa característica, por isso, prefira uma espécie como essa. Além disso, também é interessante escolher uma madeira que possua resistência a fungos e pragas.
Espécies indicadas: Tatajuba, Cumaru, Jatobá, Maçaranduba, Itaúba, Roxinho e Pequiá.
Para guarnições
Para esse tipo de aplicação é recomendado e que a madeira não empene facilmente, e que tenha fibras retas. Também, é importante que ela tenha secado em estufa e apresentem baixa movimentação.
Espécies indicadas: Jequitibá-rosa, Cedro-rosa e angelim-pedra.
Para lambris
Os lambris precisam ser fabricados com uma espécie de madeira que aceite melhor o trabalho, facilitando a modelagem e que também sejam macias.
Espécies indicadas: Caixeta, cedrinho e freijó
Para o telhado
O telhado precisa ser fabricado com uma espécie de maneira que seja ao mesmo tempo resistente, mas não seja muito pesada. Deve-se considerar que a madeira estará diretamente exposta aos raios de sol e à chuva, ao mesmo tempo em que está sofrendo a ação da gravidade. Embora sejam adotadas madeiras como cambará, garapeira, angelim-vermelho e cupiúba, cada uma dessas possui um ponto negativo, e a melhor opção ainda é peroba-rosa
Espécie indicada: peroba-rosa
Para janela e portas
Se você deseja portas e janelas em madeira, então é bom optar por aqueles fabricados com uma madeira apropriada para isso, aquela que apresente um bom custo benefício e resulte em peças bonitas e duráveis.
Espécies indicadas: ipê-amarelo, mogno e imbuia
Para os móveis
Móveis de madeira maciça são mais resistentes e possuem status maior também, mas é bom optar por madeiras resistentes, que não empenem, e possam resultar em móveis bonitos e fortes.
Espécies indicadas: pau-ferro, mogno, pau marfim, freijó, cedro, cerejeira, imbuia, carvalho-branco, ipê, teca, eucalipto, louro-vermelho, pínus, louro-preto
Para móveis de exterior a madeira precisa se resistente e forte, são indicadas e preferidas o pau-brasil, cedro e pinho.
Pisos externos
Em áreas externas os tipos de piso de madeira sofrem muito a agressão do tempo, por isso a madeira escolhida para esses locais deve suportar essas agressões, ser resistente e ter uma ótima durabilidade.
Espécies indicadas: Sucupira, ipê, cumaru e jatobá
Para climas variados
O clima também precisa ser observado para se escolher uma boa madeira. Em locais muito úmidos ou muito secos a madeira errada pode sofrer. Então para locais com alta umidade, como o banheiro, por exemplo, é indicado utilizar a aroeira, já para ambientes muito secos ou muito quentes, prefira a itaúba ou a maçaranduba.
Uma madeira que pode ser utilizada em ambos os climas é a peroba-rosa, que também pode ser a sua opção caso faça uso do ar condicionado, que pode agredir a madeira e ressecá-la.
Sempre que for escolher uma espécie de madeira para determinado fim, observe as agressões às quais ela estará exposta. Para pisos de madeira tenha em mente também o tráfego, a presença de crianças no ambiente, animais domésticos e outras agressões que o piso possa sofrer.
Se tiver dúvida sobre qual é a melhor espécie, converse com uma empresa especializada em tipos de piso de madeira e comércio de madeira em geral, apresente seu projeto e peça a orientação de profissionais para optar pela madeira mais indicada.