O piso de madeira é muito desejado por ser elegante e combinar com qualquer tipo de decoração. Um piso charmoso, pode conferir sofisticação para um ambiente e por isso, mesmo os espaços mais luxuosos podem ser decorados com madeira e conseguir um visual belíssimo com esse piso natural. Mas um cuidado que se deve tomar com o piso de madeira é a sua combinação com o ar condicionado. Veja por quê.
O ar condicionado pode ser um vilão
Os dias quentes do nosso país tropical podem trazer desconfortos para as pessoas mais sensíveis com o calor, trazer dificuldades para dormir e deixar os ambientes abafados e desagradáveis. Para minimizar esse problema, o ar condicionado é uma das opções preferidas, porque permite regular a temperatura de acordo como for mais agradável para quem estará no ambiente.
Outra vantagem do ar condicionado é que ele ajuda, também, a preservar equipamentos eletrônicos, que quando ficam muito tempo ligados podem superaquecer e danificar seus sistemas. Mas ao mesmo tempo em que traz tantas vantagens, o ar condicionado pode ser um grande vilão porque afeta o equilíbrio da umidade relativa do ar.
Com certeza você deve ter reparado que todo ar condicionado solta água. Essa água que ele expele é a água que extrai do ar, quando o mesmo é refrigerado. Dessa maneira o ambiente refrigerado pelo ar condicionado costuma ficar mais seco. A umidade relativa cai bastante e por isso muita gente não pode ficar nesses ambientes, ou então sentem-se mal nos mesmos. As alergias se manifestam, os olhos podem ressecar, assim como a proliferação de microrganismos pode ser maior.
Mas não são apenas as pessoas que podem se prejudicar com o uso do ar condicionado. O piso de madeira também sente ação do ar condicionado, porque ao retirar a umidade do ar, a madeira pode ficar ressecada.
O que o ar condicionado causa na madeira?
Embora o piso de madeira seja fabricado com madeira já seca, que passou por tratamentos e um preparo especial, ainda assim ele conserva um pouco de umidade. Na verdade a umidade está presente por toda parte, afinal ela está no ar.
Quando chegamos nos períodos de estiagem, quando as precipitações reduzem drasticamente em algumas regiões, a umidade do ar cai e com isso tudo tende a ficar mais ressecado. O piso de madeira também fica ressecado porque perde um pouco da sua umidade e isso danifica a madeira.
Nos ambientes com ar condicionado esse ressecamento do ar acontece frequentemente porque o ar condicionado, como dito, retira a umidade do ar quando o refrigera. Por isso, mesmo nos períodos em que a umidade relativa do ar está mais alta, os ambientes com ar condicionado ficam ressecados e com isso o piso de madeira sente esse ressecamento o ano todo. O resultado do piso de madeira em combinação com o ar condicionado é um piso ressecado, com fissuras e pequenas rachaduras.
Como evitar o ressecamento do piso de madeira?
Embora o piso de madeira seja danificado pelo ar condicionado, quem vai deixar de usar esse recurso nos dias mais quentes para preservar o piso? É um problema complicado, afinal, o ar condicionado faz falta, mas não podemos danificar o piso também, então, é preciso uma solução que favoreça essa situação.
Você não precisa deixar de usar o ar condicionado e muito menos precisa trocar seu piso de madeira. O que você pode fazer é manter a umidade do piso quando estiver usando o ar condicionado.
As opções para isso são os umidificadores ou então passar panos úmidos no piso para reidratar suas fibras. O importante é garantir para a madeira recursos de onde ela possa extrair umidade para manter a estrutura das fibras. Cuidado para não exagerar de nenhum dos lados. Pouca umidade resseca a madeira, mas muita pode danificá-la também. Busque pelo equilíbrio ideal para manter seu piso bonito e o conforto em seus ambientes.