Você sabia que todos os ambientes precisam receber revestimentos, mas nem todo piso pode ser utilizado em qualquer ambiente? Pois é exatamente assim! Existem algumas restrições ao uso do piso, de todos os tipos de materiais, que vão desde as condições de contra piso, até as agressões que ele poderá sofrer. Desta forma, as quadras esportivas também precisam ser revestidas, e para não haver nenhum tipo de problema neste espaço, é utilizado o piso esportivo. Para saber mais detalhes sobre este tipo de piso, continue nos acompanhando!
O piso esportivo e suas características
Quando olhamos para uma quadra esportiva, e vemos o piso que a reveste, não é sempre que imaginamos que aquela camada superficial está cobrindo toda a tecnologia presente.
Geralmente, as quadras com revestimento de madeira são mais preparadas, ou seja, recebem cuidados para conseguir encontrar o equilíbrio ideal entre as necessidades dos atletas, e a qualidade e durabilidade que o piso precisa para se tornar vantajoso diante dos demais.
O piso esportivo pode, então, ser feito com material do tipo assoalho ou taco, podendo-se utilizar qualquer uma de suas variações. E o que faz com que o piso esportivo seja diferente dos pisos usados em residências, ou em pontos comerciais, é o projeto elaborado para ele.
A instalação do piso esportivo
No momento da instalação, o revestimento de madeira não atua sozinho, e é acompanhado por compensados e neoprene. O neoprene nada mais é do que uma borracha sintética, desenvolvida para substituir a borracha natural, e que inicialmente, era utilizada para confeccionar roupas de mergulho. Atualmente, sua aplicação é muito importante para o piso esportivo, devido as suas propriedades de maleabilidade e resistência a torções, bactérias e fungos.
Quanto a camada do revestimento de madeira do piso esportivo, ela é aplicada em um Bverniz de alta resistência, além de tintas para marcações, que suportam as agressões que esse espaço tende a sofrer devido às suas atividades.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o piso esportivo! Deixe um comentário abaixo com dúvidas ou sugestões.