O piso parquet é formado por várias tábuas de taco, unidas em apenas um bloco, que formam uma tábua maior, facilitando sua instalação e garantindo uma beleza incrível para o ambiente.
Quer saber mais detalhes sobre esse tipo de piso, sua instalação e cuidados? Então, continue nos acompanhando!
Características do piso parquet
Entre as várias opções de pisos de madeira existentes no mercado, é possível encontrarmos o piso parquet. Fabricado com madeira nobre e maciça, esse piso pode ser confundido, muitas vezes, com o taco.
Essa confusão só ocorre porque, na realidade, o piso parquet é constituído de placas de madeira, exatamente o material com que se fabrica o taco.
A diferença entre eles é que o taco é composto por placas individuais de madeira, e o parquet é estruturado de outra forma.
Assim sendo, o piso parquet possui diversas tábuas de taco unidas em um só bloco. As tábuas formam, então, uma outra maior, que facilita na hora da instalação, levando menos tempo para entregar o projeto.
Além dessas diferenças, podemos destacar também a posição em que são instalados. O taco possui diversas opções de posição, que formam variados desenhos no piso. No caso do piso parquet, ele só pode ser instalado em formato de dama.
Esse formato é conseguido por conta da instalação de cada placa, que podem ser colocados em sentidos opostos. Desta forma, uma placa instalada na vertical, e as demais na horizontal.
Muitas pessoas optam por esse tipo piso, porém, preferem o parquet fabricado com dois tipos diferentes de madeira, ou duas tonalidades. Automaticamente, isso causará um efeito ainda mais evidente de dama, dando um visual elegante ao ambiente.
Como funciona a instalação?
A instalação desse tipo de piso é rápida e prática. Isto porque ele é comercializado em placas maiores do que o taco. Mas, a fixação dessas placas só ocorre da mesma forma, como os tradicionais, com a aplicação de cola.
Por isso, muitas vezes, é necessário que o contra piso seja verificado com bastante atenção, para identificar a presença de umidade antes.
E essa observação ajudará para que a cola seja fixada com perfeição, e assim o piso não tenha sua vida útil comprometida.
Se possível, antes de instalar, e principalmente para andares térreos, é recomendada a impermeabilização do contra piso, para eliminar as chances de contato entre a madeira e a umidade.
Quais os cuidados após a instalação?
Por não ser um piso com acabamento de fábrica, após a instalação, o ideal é complementar sua proteção. Isso pode ser feito através de raspagem e aplicação de verniz.
Além de reduzir os danos causados na superfície, o verniz também ajudará a deixar a madeira com um visual mais bonito.
Existem várias opções de vernizes no mercado, que podem ser utilizados. A linha de vernizes Bona, por exemplo, oferece soluções que se adaptam de acordo com a necessidade de cada cliente.
E assim, você faz com que o seu piso parquet tenha uma identidade, estilo e deixe o ambiente ainda mais sofisticado.