A homogeneidade na decoração já foi muito valorizada na hora de compor os ambientes, porém, hoje em dia é muito mais explorado o charme da diversidade como forma de personalização dos espaços. Por meio dela é possível criar diferentes estilos, conferindo um toque de exclusividade e personalidade.
A combinação entre piso de madeira e porcelanato, por exemplo, permite alcançar resultados muito interessantes que transmitem, ao mesmo tempo, elegância, charme e criatividade. Podemos afirmar, desde já, que madeira e porcelanato podem ser combinados, e existe mais de uma forma de fazer isso.
Preparamos este artigo trazendo para você algumas dicas e inspirações de como desfrutar das vantagens e belezas esses dois materiais, tão diferentes entre si, mas que se complementam grandiosamente. Veja o que você pode fazer para decorar os seus ambientes aproveitando toda a versatilidade que ambos podem oferecer.
Onde combinar piso de madeira e porcelanato
Divisão de ambientes
Os ambientes integrados estão muito em alta nos projetos arquitetônicos e, além de melhorarem o bem-estar nos espaços, eles também podem ser aproveitados para criar uma decoração ainda mais rica. A combinação entre o piso de madeira e porcelanato é um dos recursos que você pode explorar para fazer a divisão de ambientes.
Para quem tem sala e cozinha americana, é possível delimitar esses espaços utilizando o piso de madeira em um e o porcelanato no outro. Desse modo não é preciso criar barreiras físicas e ainda fica mais fácil identificar onde começa um e termina o outro, deixando o ambiente mais charmoso e organizado.
Destaque de desníveis
Quando existem desníveis no mesmo ambiente ou entre cômodos, podemos dar um destaque maior para eles combinando o porcelanato com o piso de madeira. Isso pode ser feito tanto para mostrar onde termina o nível mais alto como também para personalizar totalmente cada um dos níveis com materiais diferentes.
Além de deixar a decoração mais rica por causa da combinação de materiais, ainda conseguimos evitar que acidentes aconteçam. Isso porque a diferença de textura e cores permite visualizar melhor o desnível entre os ambientes, evitando tropeços ou quedas.
Na escada
A escada é um item que ajuda a valorizar muito a decoração, justamente porque podemos personalizá-la utilizando materiais diferentes para dar-lhe um destaque. Assim, se você deseja ter o porcelanato e a madeira no mesmo ambiente, pode explorar a escada para fazer isso.
Uma opção é criar um pequeno cômodo de madeira embaixo dela, ou ainda revestir os degraus com materiais diferentes. Também é possível usar acabamentos para ter um toque de charme ainda maior, como no caso do cordão de madeira e o nosing.
Personalização dos cômodos
Quando existe o desejo de combinar piso de madeira e porcelanato numa mesma construção, também podemos fazer isso adotando esses materiais em cômodos diferentes. Uma ideia seria o porcelanato em ambientes molhados, como banheiro, cozinha e lavanderia e a madeira naqueles mais secos, sendo os quartos e a sala, por exemplo.
Além de ajudar a diferenciar a decoração dos espaços, essa medida também torna o dia a dia mais prático. Afinal, não é recomendado lavar ou usar muita água para higienizar o piso de madeira, sendo assim, nos espaços onde é preciso fazer uma limpeza mais pesada, podemos usar o porcelanato.
São boas opções para combinar o piso de madeira e porcelanato, não é mesmo? E com a grande diversidade de opções entre esses dois materiais você ainda consegue compor uma decoração única e muito charmosa. Explore a vontade tendo sempre como guia o seu bom gosto e a harmonização dos elementos.