Muita gente acaba adotando uma decoração com cores mais neutras a fim de evitar erros na hora de combinar elementos coloridos. Porém, não é preciso fugir das cores, porque elas não são difíceis assim de combinar, nem mesmo com o piso de madeira, e você pode optar por móveis coloridos também.
As cores oferecem um charme a mais para os ambientes, dão um toque de exclusividade, de personalidade e ainda conseguem proporcionar sensações nesse espaço. Por isso, use-as em sua decoração.
Mas é claro que tudo exige bom senso e bom gosto para que o ambiente fique harmônico e nada exagerado. E é por isso que hoje trouxemos algumas dicas para que você saiba como combinar o piso de madeira com os móveis coloridos e consiga um resultado bonito e agradável. Confira as dicas a seguir.
1 - Superfícies foscas e brilhantes
Antes de fala das cores propriamente ditas, vamos deixar uma dica especial para quem não gosta de carregar o ambiente com brilho demais. Esteja atento a isso na hora de harmonizar o piso com seus móveis coloridos. Isso porque muitos deles vêm em cores envernizadas e brilhantes.
Nesse caso, se você não quer uma casa reluzente, então prefira optar por um piso fosco. Mas se você gosta do piso brilhante, então opte por móveis com pintura fosca. Assim haverá o equilíbrio e nada ficará cansativo.
2 - O neutro nunca deixa errar
Se você tem medo de errar na escolha de cores e prefere não arriscar, mas ainda assim quer móveis coloridos para dar um toque especial em seu ambiente, então a saída é optar por um piso de cor neutra.
As cores neutras no piso lhe ajudam a brincar como quiser com a cor da mobília. É mais fácil combinar madeiras com os tons branco, bege, marrom e preto. Se seu piso de madeira não tem essa coloração, não tem problema, porque a vantagem da madeira é que ela pode ser lixada e então você pode aplicar um verniz no tom que deseja e ainda escolher se quer brilhante, acetinado ou fosco.
3 - Use o contraste a seu favor
Para não deixar tudo escuro demais ou apagado demais, prefira fazer a combinação entre piso de madeira e móveis coloridos contrastando tons claros e escuros. Assim, se seu piso é claro, use móveis com cores mais fortes, e se for escuro, use cores claras na mobília.
Isso não é uma regra, mas ajuda a não carregar o ambiente, e com esse jogo de tons e cores nada irá sobrepor outro elemento, porque cada um terá seu destaque na decoração e contribuirá para o resultado final.
4 - Não esqueça amplitude do ambiente
Outro fator importante na combinação entre piso de madeira e móveis coloridos é a amplitude que isso pode proporcionar. Lembre-se de que cores escuras podem “diminuir” um ambiente, e as cores claras ampliam.
Então, se for utilizar móveis escuros prefira um piso claro, ou vice versa. Assim trabalhamos o contraste como citado acima, e no caso de ambientes menores não causam a sensação de clausura.
5 - Clores claras transmitem sofisticação
Mas se você quer mesmo criar um ambiente mais sofisticado, porém, sem abrir mão do colorido, também é possível combinar os móveis e o piso. Nesse caso, opte por madeiras com um tom mais claro e os móveis em tons suaves.
O bege no chão, por exemplo, é uma boa ideia. Cores em tom pastel, e bem amenas, vão deixar o espaço clean, mas sem ficar monótono, apenas suave e elegante, leve como você deseja.
Viu só como não é nenhum bicho de sete cabeças combinar o piso de madeira com os móveis coloridos? O que você sempre deve ter em mente é que para ter um resultado agradável e harmônico deve sempre equilibrar os tons, evitando a homogeneidade de cores ou de intensidade.