Algumas pessoas ainda sentem receio com a instalação de piso de madeira em seus ambientes. Isso acontece porque acreditam que a madeira se trata de um material frágil e de baixa durabilidade, que pode ter uma vida útil muito curta. Além disso, essas pessoas também têm dúvidas sobre a limpeza e a conservação do piso de madeira. E por não saberem ao certo como proceder a limpeza desse tipo de piso, acabam optando por outros materiais que lhes pareçam ser mais práticos. Porém, cuidar de um piso de madeira não é uma tarefa difícil e a madeira ainda se mostra um material muito durável e resistente, capaz de proporcionar anos de beleza e charme para os ambientes. Veja como cuidar do piso de madeira e ainda saiba mais sobre a encerar piso de madeira.
Como aplicar cera no piso de madeira
Os pisos de madeira como tacos, assoalhos e pisos prontos devem receber um cuidado especial. Assim como todos os outros tipos de revestimento, para garantir não somente sua beleza, mas a proteção da sua superfície. Ao contrário do que se acredita, manter um piso de madeira não exige horas de trabalho pesado nem se mostra uma tarefa complicada que deva ser feita apenas por pessoas que entendem sobre isso. O piso de madeira é muito prático para o dia a dia e sua limpeza exige apenas uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, mas tome cuidado para não arranhar a madeira.
Antes de pensar em aplicar a cera no piso de madeira, é preciso ter o cuidado de higienizar muito bem sua superfície para que ele esteja pronto para receber esse produto. Como dito, para retirar partículas que possam estar no piso, você pode utilizar uma vassoura macia ou aspirador de pó. O piso de madeira não pode ser lavado, por isso, evite seu contato com a água para não danificar seu piso e se precisar utilizar um pano úmido, que seja com pouquíssima água, apenas o suficiente para que ele remova resquícios de poeira ou marcas.
É sempre importante seguir a recomendação do fabricante do piso e somente utilizar a cera no piso de madeira quando essa for autorizada pelo fabricante. Produtos agressivos como querosene e outros químicos não devem ser utilizados na madeira. Antes da aplicação de uma camada de cera, se o piso já tiver sido encerado, o resultado será melhor se você remover a cera antiga.
Para remover esse excesso de cera você pode utilizar uma máquina de raspagem. Mas se não dispor da máquina, seja prático e utilize palha de aço amarrada num cabo de vassoura, assim não precisará ficar fazendo força agachado.
Depois de remover toda a cera antiga, varra o piso para eliminar os resíduos e faça a aplicação da cera. Você pode utilizar cera líquida que é mais prática, mas esse produto apenas é indicado para pisos sem verniz. Caso seu piso possua esse tratamento, prefira os abrilhantadores a base de silicone.
Depois de fazer a aplicação da cera ou abrilhantador, espere até que o produto esteja bem seco para passar um pano macio e bem seco no piso para poder lustrar e deixar o resultado ainda mais bonito.
Tipos de piso de madeira
Existem no mercado vários tipos de piso fabricados em madeiras de espécies diferentes, cada piso possui suas particularidades e necessidades, assim como características que os diferenciam uns dos outros. Antes de aplicar qualquer produto em seu piso de madeira, veja se o produto pode ser utilizado no seu piso, porque a quantidade de produtos diferentes para fins múltiplos que encontramos no mercado é muito grande, e toda essa oferta pode confundir o consumidor. Assim, para evitar danos ao seu piso ou o comprometimento da durabilidade e beleza do mesmo, avalie muito bem o produto que está adquirindo.
E para não ter nenhum problema com piso de madeira você deve adquirir sempre as melhores marcas com quem entende do assinto. Na ParquetSP você encontra pisos variados e com qualidade, mais uma garantia de estar adquirindo o melhor para seu ambientes.