Resistência e sofisticação: conheça os detalhes da madeira Ipê 

 | 
Sumário

Sabe por que a madeira Ipê é uma das melhores do mercado? Isso acontece devido às suas características que fazem com que seja um material durável, resistente e muito elegante, ideal para diversas aplicações, tanto estruturais quanto decorativas.

Você sabia que a madeira Ipê está entre as preferidas para a montagem de estruturas e para decorar ambientes? Isso porque ela reúne duas características importantes, que são a resistência e a beleza.

Esse tipo de madeira é extraída das árvores do gênero Tabebuia. Na natureza sua disponibilidade é muito ampla, e também existem as áreas específicas para reflorestamento e extração dessa madeira de uma forma sustentável.

Neste artigo você vai conhecer as características da madeira Ipê para entender por que ela é tão apreciada. Acompanhe!

Conheça a espécie Ipê

Como explicamos na introdução, a madeira Ipê vem das árvores do gênero Tabebuia. Há dezenas de espécies que se classificam dessa forma, sendo que elas ocupam um território muito grande, desde a Patagônia até o México, logo, inclui também o território brasileiro.

A palavra Ipê vem do Tupi Guarani e significa casca dura, uma referência à dureza dessa madeira. Mas por aqui ela também é conhecida por outros nomes, como pau-d’arco, peúva e piúna

Essas árvores, nativas da América Central e da América do Sul, apresentam um tronco fino, têm uma floração muito abundante nas cores amarelo, branco e rosa. Além dessa beleza, a madeira que fornecem também tem grandes atrativos. Veja nos tópicos a seguir.

A resistência e a durabilidade da madeira Ipê

Precisamos começar falando sobre esse aspecto por ele ser uma característica muito marcante da madeira Ipê. Como você viu, ela é tão resistente que o seu próprio nome faz referência a isso. O Ipê é uma madeira muito densa e firme ao corte, mesmo assim, ela pode ser trabalhada de várias formas e é uma das preferidas de quem busca durabilidade.

A densidade da madeira Ipê faz com que muitas pessoas comparem esse material à resistência do aço. Até mesmo para ser parafusada existe uma grande dificuldade, sendo recomendado, antes, fazer uma perfuração para vencer a densidade do material.

De toda forma, ela aceita muito bem os pregos e os parafusos, mas já não demonstra um bom desempenho na colagem. Por conta dessa grande resistência, a madeira Ipê pode ser utilizada na estrutura pesada de uma obra. Afinal, esta é uma das madeiras mais densas que você vai encontrar no mercado.

A aparência da madeira Ipê

Não é somente a sua densidade e resistência que chama a atenção. A madeira Ipê também costuma ser uma das preferidas por causa da sua bela aparência, que traz um toque sofisticado para quem escolhe esse material para os seus projetos decorativos.

O cerne da madeira Ipê é marrom ou marrom com alguns reflexos esverdeados ou amarelados. Já o alburno tem a tonalidade branco-amarelada. A superfície é opaca e o seu grão é irregular e entrelaçado, com textura fina.

Essa coloração castanho-escuro com algumas manchas mais claras faz com que seja uma opção bastante elegante e muito versátil. Por isso, é uma ótima escolha para pisos, rodapés e escadas. Mas também costuma ser utilizada em móveis, esquadrias e até mesmo para outros detalhes decorativos externos, como pontes, além de ser uma boa opção para forros e decks.

Como identificar a madeira Ipê verdadeira

As características da madeira Ipê são fundamentais para identificar quando ela é verdadeira. Então, é preciso observar:

  • alta resistência;
  • durabilidade a intempéries;
  • tonalidade escura e uniforme;
  • ausência de cheiro;
  • alta resistência a cupins e fungos.

A madeira Ipê suporta muito bem a umidade. Sua beleza se mantém conforme ela envelhece, e resiste de forma satisfatória à ação de parasitas e pragas.

Além desses fatores, você também pode ter certeza de estar adquirindo madeira Ipê de qualidade considerando alguns aspectos antes de tomar a decisão:

  • verificar se o registro é legítimo;
  • conferir os métodos de secagem implementados pelo fornecedor;
  • confirmar se todos os tratamentos foram realizados.

Considere que a madeira Ipê é nobre, muito elegante e tem uma alta durabilidade. Sem falar do aspecto estético que faz com que seja muito bonita. Por isso, é uma ótima escolha para quem deseja o pacote completo, fazendo um excelente investimento para a vida toda.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wentz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Saiba mais sobre o autor

Postagens relacionadas

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:47 | 13/11/2024
magnifiercross