Restaurar ou trocar o piso de madeira: qual a melhor opção?

 | 
Sumário

Os pisos de madeira são responsáveis por deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, não é mesmo? Além disso, também apresentam uma vida útil longa, e são mais fáceis de manter a limpeza. Mesmo com tantos benefícios, o piso de madeira não está totalmente protegido contra as ações do tempo, e aos poucos ele vai sofrendo danos que comprometem sua aparência. Quando isso ocorre, logo vem a pergunta: é melhor restaurar ou trocar o piso? No post de hoje, te ajudaremos a esclarecer essa questão. Continue nos acompanhando!

O que levar em consideração para escolher?

Ao fundo da imagem, há um piso de madeira.

Existem vários aspectos que podem ser levados em consideração no momento de decidir entre restaurar ou trocar o piso de madeira. Listamos as principais, e você confere logo abaixo!

Faça uma avaliação do custo benefício 

Geralmente, o preço do metro quadrado de madeiras nobres e resistentes (Jatobá, Ipê ou Cumaru) pode chegar a 300 reais aproximadamente, portanto, se a madeira do seu piso apresenta essas características, a restauração passa a ser mais vantajosa do que a substituição. É importante lembrar que no mercado existem várias opções de madeira, bem mais baratas, e neste caso, a troca até compensaria, mas o piso não seria tão durável.

Considere o piso e sua situação atual

Para o processo de restauração, ou raspagem, é necessário que o piso tenha ao menos dois centímetros de espessura, e não pode passar de mais de duas restaurações. Pisos laminados ou estruturados não conseguem suportar a restauração, por isso é obrigatória a troca. Lembre-se: a raspagem está fora de cogitação! E se optar pela restauração, contrate um profissional qualificado, e tenha consciência de que você terá que esperar pelo menos um mês até ficar pronto.

Cuidado: não troque ‘gato por lebre’

Imagine que você comprou agora seu imóvel, e o piso parece velho e desgastado. Você então decide fazer uma renovação, e troca o material antigo por uma madeira mais bonita e barata. O problema desta substituição é justamente abrir mão da madeira de lei, ou seja, que possui uma estética e valor diferenciado, por uma madeira que seja inferior. Por isso, o ideal é analisar, e se a madeira da sua casa for mais cara, você deve optar pela raspagem. Se for necessário, peça para um especialista avaliar o seu piso.

Com essas dicas e informações que citamos acima, agora fica mais fácil você decidir, de acordo com o ponto de vista, qualidade e custos do processo de restauração e substituição do piso de madeira.

Ao fundo da imagem, há um piso de madeira.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wentz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Saiba mais sobre o autor

Postagens relacionadas

    Todos os direitos reservados © 2024
    Site atualizado em:
    17:19 | 02/10/2024
    magnifiercross