Na hora de escolhermos um piso para nossos ambientes sempre fica a dúvida sobre qual deles optar. São tantos modelos e materiais que o mercado oferece que a gente acaba ficando muito indecisa sobre qual seria o melhor para cada ambiente, qual combinaria melhor com a decoração, qual teria maior durabilidade, o melhor custo benefício, entre tantas outras questões. Hoje quero apresentar para você um piso de madeira muito interessante e que talvez acabe com suas dúvidas sobre qual piso escolher. Estou falando do piso multilaminado.
O piso de madeira multilaminado
Com certeza você já ouviu falar dos tacos de madeira, os assoalhos, pisos prontos e até mesmo do piso vinílico, mas e o piso multilaminado, você conhece? Assim como os demais pisos de madeira o multilaminado também é fabricado com esse material e pode ser contado em diversas espécies de madeira, o que traz para o consumidor várias opções de coloração e tonalidade que podem combinar com as mais diferentes decorações, compondo ambientes variados e segundo o desejo de cada um.
O piso multilaminado, apesar de fabricado em madeira, tem uma diferença para os demais pisos, em especial para os pisos de madeira maciça. Isso porque o multilaminado traz uma tecnologia diferente dos outros pisos, que faz com que sua estrutura seja diferenciada e interessante.
Ao passo que pisos maciços são fabricados com placas de madeira inteiriças que são serradas nas dimensões desejadas, o piso multilaminado não é maciço, porém, isso não significa que seja de má qualidade. Como dito anteriormente, a vantagem do piso multilaminado é que ele traz em sua fabricação tecnologia, que permite que seja um piso resistente, bonito e compacto.
A estrutura do piso de madeira multilaminado é composta por mais de uma lâmina de madeira e essas lâminas são torneadas e cruzadas entre si garantindo uma estrutura mais resistente e estável para o piso multilaminado. Sua fabricação é feita com madeira tropical, ou seja, as nativas das florestas brasileiras, porém, essa madeira é proveniente de reflorestamento, assim, embora utilizando espécies nativas e originais das matas, a fabricação desse piso não impacta o meio ambiente.
As lâminas de madeira do piso multilaminado ainda recebem um revestimento de madeira nobre, ou seja, uma espécie resistente e valorizada no mercado por sua qualidade e suas caraterísticas naturais. Essa capa de madeira nobre que reveste o laminado tem espessura de 0,6 mm, o que faz desse piso um piso compacto e resistente. E o que ainda garante maior durabilidade para este piso são as camadas de verniz que ele recebe.
Sobre a capa de madeira nobre que reveste o laminado são aplicadas oito camadas de verniz e ainda é feita a aplicação de óxido de alumínio numa dessas camadas. Esses tratamentos vão garantir que o piso de madeira multilaminado adquira ainda mais resistência contra as agressões diárias que irá sofrer e também ganhe um visual belíssimo em função do brilho que as camadas de verniz vão proporcionar. Também ficará protegido contra riscos, infiltrações e outros acidentes que possam comprometer a durabilidade do piso.
Cuidado com o laminado
Porém, apesar de ser um piso resistente e durável, com excelente custo-benefício para o consumidor, é preciso que tenhamos cuidado com ele, porque sendo de madeira o multilaminado não é indicado para alguns ambientes, como os externos e aqueles que precisam ser lavados com muita água ou ainda que sofram ação constante da umidade. O piso multilaminado deve ser instalado apenas em ambientes secos. Ainda é preciso recorrer a uma limpeza que não carregue produtos químicos ou abrasivos para não comprometer sua aparência e a qualidade da madeira.
Você pode proteger seu multilaminado contra riscos colocando nos pés dos seus móveis proteções de feltro ou silicone, em especial em poltronas e cadeiras que podem ser movimentadas mais facilmente, porém dê atenção também às mesas e armários. Dessa maneira seu piso multilaminado ficará belo por muito mais tempo!