É comum que em áreas externas sejam instaladas escadas de madeiras. Mas você sabia que há também a opção de escadas internas de madeira? E esse elemento pode contribuir muito para enriquecer a sua decoração.
Mas ainda há muita gente que tem dúvidas sobre isso, se a escada de madeira pode harmonizar com todos os estilos de decoração, se ela é ideal apenas para ambientes rústicos, casa de campo, e assim por diante.
Se você também quer esclarecer alguns pontos sobre o uso das escadas de madeira em ambientes internos, então continue lendo nosso artigo e tire suas dúvidas sobre mais essa aplicação da madeira na decoração.
Estilos de decoração e escadas internas de madeira
Embora a madeira seja uma tendência da arquitetura e decoração que nunca sai de moda, na hora de planejar interiores as pessoas nem sempre optam por ela, e muitas vezes porque ficam em dúvida se esse material combina com seu estilo de decoração.
Em especial quando a madeira será aplicada em um elemento de destaque como, no caso da escada. Isso é compreensível porque um erro pode comprometer todo o visual do espaço. Mas nesse caso podemos ficar tranquilos, pois escadas internas de madeira combinam com todo tipo de decoração.
Assim como para o piso, o que faz com que esse material seja apropriado para os estilos de decoração é o tom da madeira e seu acabamento. Assim, podemos ter escadas mais rústicas, também aquelas com design moderno e ainda as mais tradicionais.
Portanto, a preocupação não deve ser se a escada vai combinar com a parte interna, mas sim, que tipo de madeira é a ideal para o estilo de decoração que você escolheu. Porque sendo um elemento neutro e versátil, podemos inclui-la em todos os espaços.
Dicas de uso para escadas internas de madeira
Outra coisa que devemos ter em mente é como queremos que a escada de madeira se destaque ou harmonize com os demais elementos do ambiente. Isso vai ajudar a determinar se ela será inteira em madeira, ou se vamos colocar esse material somente nos degraus e corrimão, se vamos aplicar detalhes na parede, e outros acabamentos.
Porque a escada pode ser inteiriça em madeira e pré-montada, sendo necessário somente instalá-la no local. Ela também pode mesclar com outros materiais, como metais e ainda alvenaria ou pedras.
Temos a opção de fazer somente os degraus em madeira, sendo que as tábuas recobrem a alvenaria, ou podem mesmo serem elas os degraus, mas com parapeito de vidro, acrílico ou grades de metal.
Até mesmo os degraus flutuantes podem ser adotados como estilo para escadas internas de madeira. Assim como podemos criar também algo mais funcional, como a escada com armário, nichos ou prateleiras, para ajudar a otimizar os espaços.
O estilo ideal de escada será aquele que atenderá melhor ao que cada ambiente precisa e que esteja em harmonia com o estilo de decoração que você vai empregar. E para que o espaço fique ainda mais harmônico, podemos investir em outros detalhes.
A escada de madeira pode ser da mesma espécie do piso escolhido. Também podemos optar por acabamentos em madeira para conversar com a escada, como o rodapé, painéis, forro, cordão, portas e janelas, entre outros.
Essa é uma opção, por exemplo, para quem já possui um piso de outro material, como porcelanato, mas quer uma escada de madeira. Para que ela não seja um elemento isolado, é possível aplicar mais detalhes que vão criar um belo contraste.
As escadas internas de madeira podem ser utilizadas, então, onde você quiser. Elas não são um elemento somente rústico, porque podem adotar vários estilos, assim como o piso de madeira. Por isso, não precisa ter medo de errar, a escada vai combinar com o seu espaço, só é preciso bom gosto e planejamento para criar o projeto ideal.