Vai instalar piso de madeira em seus ambientes? Então, fique de olho nessas dicas que trago pra você para que possa instalar seu piso da maneira certa e ter um resultado final impecável.
Meça a área a ser coberta – evite o desperdício do material e gastos maiores do que o necessário medindo com precisão a área a ser coberta pelo piso. Você pode adquirir uma quantidade um pouco maior, caso queira resguardar-se de algum erro ou acidente com o piso durante a instalação, assim terá a peça para reposição. Porém, não compre grandes quantidades desnecessárias, para poupar seu orçamento.
Nivele o contra piso – é essencial que o contra piso esteja regular para que se faça a instalação do piso de madeira. As irregularidades do contra piso podem fazer com que as tábuas fiquem instáveis e ainda pode deformar o piso. Corrija toda e qualquer imperfeição que o contra piso tiver, porque quanto mais nivelado ele for, melhor será o assentamento do piso de madeira e sua durabilidade também será mais extensa por estar em uma superfície uniforme.
Elimine a umidade – a umidade é um grande vilão do piso de madeira e é essencial eliminar qualquer ponto de umidade que se apresente no contra piso. Impermeabilize o mesmo para que nenhuma umidade esteja em contato com a madeira do seu piso, pois por se tratar de um produto de origem orgânica, ele pode apodrecer com a umidade e ter seu tempo de vida útil drasticamente reduzido em razão disso.
Espere o contra piso secar – tão importante quanto eliminar a umidade do contra piso é esperar que o cimento seque por completo. O piso de madeira só deve ser instalado no contra piso totalmente seco, para que a evaporação da água utilizada na massa tenha se dado por completo e não venha atingir as tábuas da madeira, comprometendo sua vida útil.
Instale o piso depois de aplicar o gesso – uma dúvida muito comum é se é preciso terminar a parede e depois começar o piso ou não. É interessante, sim, fazer primeiro a parede, aplicando o gesso e depois instalar o piso. Note que para dar o acabamento na parede certamente resquícios de material poderão cair no piso, então, evite manchas e danos na superfície do mesmo e prefira aplicar o gesso antes de instalar as tábuas. Porém, caso você esteja fazendo uma reforma ou o piso já foi instalado e você agora decidiu pelo gesso na parede, então tente cobrir ao máximo a superfície do piso e faça a limpeza do mesmo assim que o serviço terminar. A grande vantagem é que o piso de madeira é fácil de limpar e por isso, não te dará muito trabalho.
Use a cola adequada – cada tipo de piso é instalado de uma maneira, sendo que alguns, como o assoalho, contém encaixes que facilitam a fixação; outros, como o taco, exigem cola e ainda outros podem ser pregados, como no caso do assoalho novamente. Para os pisos colados é fundamental usar a cola certa para sua fixação, que é a cola PU, mais indicada para fixar madeira em alvenaria.
Respeite a orientação do fabricante – os pisos de madeira podem ter algumas exigências que devem ser cumpridas antes da sua instalação, como por exemplo, a climatização, que é quando o piso precisa permanecer no local da instalação por certo tempo, para que a madeira possa habituar-se com a umidade do local. Respeite as orientações do fabricante de cada piso para que a instalação seja feita com sucesso.
Contrate mão de obra especializada – pode parecer fácil lidar com a madeira, mas os trabalhos de acabamento e de assentamento requerem mãos habilidosas, em especial quando há cantos que necessitam de arremates. Por isso, prefira contratar mão de obra especializada para garantir um piso com superfície perfeita. Uma dica é escolher uma loja que ofereça o pacote completo de produto e também a equipe para realizar o projeto.
Siga essas dicas e você terá um piso de madeira perfeito, sem nenhuma irregularidade e belíssimo.