Quando você está reformando ou construindo e deseja que a sua casa tenha conforto térmico, é importante escolher um piso que proporcione essa sensação. E neste caso, o piso de madeira é uma das melhores opções.
No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a relação do piso de madeira com o conforto térmico. Continue nos acompanhando!
A madeira é um isolante térmico?
Não há nada como estar em um ambiente agradável e aconchegante, não é mesmo? E é justamente essa experiência que o piso de madeira pode proporcionar.
A madeira é um ótimo isolante térmico, ou seja, é um material de baixa condutividade térmica.
Assim sendo, então, em dias mais frios o piso de madeira tem a capacidade de manter o ambiente aquecido, deixando o lar mais convidativo e confortável.
Os melhores tipos de piso de madeira
Existem diferentes tipos de pisos de madeira, formatos e tons disponíveis no mercado, sendo que todos eles valorizam a decoração, deixando qualquer ambiente mais sofisticado e claro, aconchegante.
Entre tantas alternativas, como a madeira de demolição, a maciça, o piso parquet, o vinílico e o taco, na hora de escolher o melhor, você pode considerar dois aspectos, um deles é o desenho do encaixe no piso. Em geral, são cinco formatos divididos em dois grupos, sendo eles:
A espinha, a escama e a dama, que são avulsas e formam placas únicas, tornando o tempo de manutenção mais curto.
A diagonal e a amarração, que formam tábuas corridas e oferecem mais resistência, facilidade na instalação e durabilidade maior.
Outro fator que você também pode levar em consideração é a origem do piso, ou seja, o tipo de madeira usado na fabricação. Entre os principais, estão:
- Material derivado de madeira, exclusivamente (carvalho, jatobá, entre outros);
- Material composto (madeira condensada ou PVC);
- Material reaproveitado e proveniente de madeira nobre (cerejeira, ipê, jacarandá, entre outros).
Piso de madeira: Como conservar?
Para manter a durabilidade do seu piso de madeira, é muito importante que você adote alguns cuidados para evitar o desgaste do material.
O primeiro cuidado é com a limpeza, uma vez que muita sujeira acumulada pode comprometer as fibras da madeira. Então, você pode utilizar uma vassoura macia ou aspirador de pó para não o danificar.
Em seguida, passe um pano úmido com um produto específico para pisos de madeira, e com um pano seco, retire o excesso.
Para manter a fibra do piso de madeira sempre protegida, você pode investir na aplicação de um verniz.
São vários os tipos de vernizes, cada um com suas propriedades e vantagens específicas para o seu tipo de piso.
Viu só? O piso de madeira pode oferecer muito mais do que um ambiente sofisticado. Ele também proporciona conforto térmico.
Que tal pegar essa ideia e investir na instalação desse tipo de piso? Conte-nos o que você acha! Deixe um comentário e compartilhe também em suas redes sociais! Até o próximo post!