Seu piso de madeira estava com a aparência impecável, e de repente passou a ter rachaduras, que o fizeram perder sua beleza, sem nenhuma explicação? Uma coisa é certa: rachaduras não são legais para o visual da madeira, e já mostra que a sua vida útil está chegando ao fim. Então, este é o momento de descobrir o que pode estar acontecendo com o seu piso, e como evitar problemas assim. Acompanhe nosso post de hoje!
Como podem ocorrer as rachaduras?
Reter ou perder umidade é algo natural de todos os tipos de madeira. O que varia entre as espécies é o quanto elas conseguem fazer isso, uma vez que algumas apresentam uma estabilidade maior, e outras variam de acordo com suas dimensões, de forma expressiva.
Mas, isso não quer dizer que a madeira sempre vai rachar, pois existem diversos fatores que também influenciam nisso, e não apenas o fato de perder umidade. Um desses fatores está relacionado com a diferença do clima onde foi cultivada a madeira, e onde ela será usada.
Desta forma, se o piso for fabricado em uma região mais úmida, e enviado para uma mais seca, e assim a madeira acaba sentindo os efeitos da variação, com maiores possibilidades de rachaduras se comparada a uma madeira já acostumada com a região.
O que pode ser feito evitar?
Quando o tempo está mais seco, o piso pode ser limpo com um pano úmido, nada de pano molhado demais, e muito menos, de lavar a madeira.
Além disso, você pode realizar a manutenção do seu piso, ou seja, renovar o verniz, pois ele minimizará a perda de umidade.
Outra forma eficaz, e muito interessante, de evitar as rachaduras no piso de madeira, é providenciar a umidificação do ambiente, principalmente quando a estiagem estiver forte. Nebulizadores e umidificadores são uma ótima opção, além de ajudar a melhorar a respiração das pessoas que vivem no ambiente, e a não ressecar a madeira.
Por fim, se o seu piso apresentar rachaduras, e você não estiver conseguindo reverter, o ideal é consultar uma empresa especializada em pisos de madeira para que o problema seja tratado da melhor forma possível.
O que achou do post? Deixei o seu comentário abaixo!