A variedade de espécies encontradas nas florestas brasileiras encanta os olhares de pesquisadores do mundo todo. Isso porque as nossas florestas são riquíssimas em espécies vegetais e animais, que poderiam ser melhor exploradas pela ciência em benefício do ser humano e suas atividades. Porém, muitas espécies já são exploradas e servem como matéria prima para diversos produtos. Entre essas espécies está a peroba dourada, que vamos conhecer agora.
Peroba dourada
Nas florestas amazônicas podemos encontrar esse gigante, uma belo exemplar da riqueza da flora brasileira. A peroba dourada ou mulateiro, como é chamado na Amazônia, é uma árvore majestosa que pode atingir cerca de 15 a 40 metros de altura.
Pertencente a classe das Magnolipsidas e ao gênero Calycophyllum, a peroba dourada (C. spruceanum) é também conhecida por outros nomes, como pau-mulato, mulateiro, pau-marfim, mulateiro-da-várzea e capirona.
Sua ocorrência se dá não somente no Brasil, mas em outros países como Bolívia, Equador, Colômbia e Peru. Na Amazônia é possível encontrar agrupamentos dessa espécie que são chamados de matas de pau-mulato. Eles preferem estar em ambientes mais úmidos, como em áreas de várzea e até mesmo em solos argilosos.
A peroba dourada possui uma bela floração. Suas flores são agrupadas em e cimeiras e tem um visual vistoso e ainda um aroma cativante, com uma coloração que é branca esverdeada. Já o tronco da peroba dourada é lenhoso, possui uma boa resistência e ramificações, sendo mais largo na base e afinando-se em direção ao topo.
Exploração da peroba dourada
A peroba dourada é uma espécie utilizada para diversos fins. A extração da madeira da peroba dourada se dá para a fabricação de pisos de madeira, para o emprego em marcenaria, também é utilizada para cabos de ferramentas, é uma boa madeira para fabricação de objetos torneados, também para compensados e ainda para fabricação de esquadrias.
Trata-se de uma madeira dura e compacta, classificada como moderadamente pesada e por isso, a sua resistência é muito boa, o que a classifica como uma ótima madeira para ser entalhada e que traz excelente custo-benefício.
A peroba dourada ainda tem uma aplicabilidade especial. Por se tratar de uma árvore pioneira e também pelas características de seu tronco, ela é muito empregada para a restauração de áreas degradadas por desmatamento e outras atividades. Também tem seu espaço garantido no paisagismo.
Mas a utilização da peroba dourada não se dá apenas para extração da sua madeira ou para plantio. A peroba também tem aplicações medicinais e isso é explorado. Na medicina caseira indígena a peroba dourada oferece curas através da sua casca, do córtex e da sua seiva.
A casca da peroba dourada tem ação curativa em cortes na pele, o córtex pode ser empregado para curar infecções oculares. Já a seiva tem ação antibacteriana, repelente e também antioxidante. Por isso, a mesma tem sido explorada pela indústria cosmética em produtos que eliminam manchas da pele, para prevenção de rugas e ainda para tratar cicatrizes.
Por sua aplicabilidade a peroba dourada precisa ser preservada e cultivada, porém, para que isso seja possível é preciso que produtores estejam atentos para a época da produção de sementes. Isso porque a reprodução da peroba por estaquia não é indicada, pois o rendimento é baixo. Então, é preciso fazer a colheita dos frutos antes que eles estejam maduros, pois assim que atingem a maturação adquirem uma cor avermelhada e se abrem, as sementes, leves, são carregadas pelo vento.
Quem opta pela madeira da peroba dourada para seu piso pode ter certeza de que vai usufruir de vantagens como:
- Excelente estabilidade;
- Alta durabilidade;
- Ótima resistência;
- Baixa sensibilidade à luz;
- Resistente à deterioração.
Com o tratamento certo e escolhendo uma boa empresa, o piso de peroba dourada estará belo por muitos em muitos anos em seus ambientes.