SHOWROOM (11) 5053-8333

Como fazer pergolado de madeira?

O pergolado de madeira é uma peça muito charmosa que pode estar na entrada dos ambientes, no jardim, na varanda, numa área de descanso, da churrasqueira ou da piscina. As opções de aplicação são diversas e, sendo assim, também podemos fabricá-lo de várias maneiras.

Neste post trazemos algumas ideias de como fazer o pergolado para que você possa se inspirar e encontrar aquele modelo que mais se adequa ao que você espera para o seu espaço. Continue lendo e confira as nossas dicas!

Leia também: Combinação entre pergolado e deck de madeira

 

Dicas de como fazer seu pergolado de madeira

Com troncos de madeira

Os troncos de madeira inteiriços podem ser as vigas do seu pergolado. Utilizar a madeira nesse formato traz um aspecto diferente para a estrutura, além de também proporcionar um visual mais rústico, dependendo do tipo de madeira que você escolher.

Com hastes de bambu

O bambu é uma espécie bastante em alta em função da sustentabilidade que oferece. Por isso, utilizá-lo em projetos para os seus ambientes ajuda a agregar status. Você pode utilizar as hastes de bambu para a estrutura do seu pergolado, sendo que existem aqueles mais finos e também o bambu gigante, para o caso de você preferir algo mais robusto.

Leia também: Decoração com sustentabilidade

 

Com vigas específicas

Você também encontra vigas específicas para fabricação de pergolados, sendo que toda a estrutura pode vir pronta de fábrica, apenas para fazer a instalação. Essas vigas podem ser encontradas nas mais diferentes espécies. Nossa recomendação é que você sempre opte por aquelas ideais para as áreas externas e que sejam bastante resistentes e duráveis.

Leia também: Pergolado de madeira e sua durabilidade

 

Decorado com plantas

Os pergolados decorados com plantas são muito tradicionais, também elegantes e charmosos. Diversas espécies de plantas trepadeiras podem ser utilizadas como cobertura para eles, ou você pode optar por apenas colocar alguns espécimes, a fim de contrastar a madeira com o verde das plantas e alcançar um resultado ainda mais natural.

Com ou sem cobertura

O pergolado de madeira pode ser utilizado como elemento decorativo ou para diferenciar os ambientes do mesmo espaço. Mas ao mesmo tempo ele pode servir como abrigo. Para isso, pode receber uma cobertura, tanto de plantas como de placas de vidro ou policarbonato. Esses dois últimos materiais protegem também da chuva sem dificultar a luminosidade.

 

Com madeira rústica

Ao utilizar madeira rústica para construir o seu pergolado ele ganhará um aspecto ainda mais natural. A rusticidade não precisa ficar reservada apenas para casas do campo ou da praia, ela também é muito bem vinda em meio urbano. Você pode tanto optar por troncos pouco trabalhados como também por madeira de demolição, ambas as formas ficarão muito charmosas.

 

Com base de concreto

É mais comum que o pergolado de madeira seja uma estrutura totalmente fabricada nesse material. No entanto, você pode obter um orçamento menor e ainda aproveitar espaço se fizer o seu pergolado com base de concreto. Apoiado sobre um muro, por exemplo, ou então com um construído especificamente para ele, é possível reduzir a incidência de vento e criar um espaço diferenciado.

 

Com design exclusivo

Em função da grande trabalhabilidade que a madeira oferece você também pode ter um pergolado com um design exclusivo, de projeto feito especificamente para o seu ambiente. Nesse caso, o visual que terá dependerá da sua imaginação, criatividade, bom gosto e também do profissional que desenhará o pergolado para você. Curvas são muito bem vindas para dar um charme especial e um toque ainda mais romântico.

Como você viu, há como fazer o pergolado de madeira de diversas formas; independentemente do modo ou da espécie escolhida, o que você não pode esquecer é que por estar em área externa é fundamental fazer a manutenção dessa estrutura.

Sempre prefira madeiras que já vêm com tratamento de fábrica e também mantenha-a sempre com verniz ou tinta, para que este acabamento minimize as agressões causadas pela radiação solar e pela umidade.

Escolhendo o modelo ideal e ainda optando pela madeira certa, mantendo-a sempre bem tratada, você terá um pergolado belíssimo que irá complementar grandemente a sua decoração.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?