SHOWROOM (11) 5053-8333

A importância do uso da madeira em regiões frias

Desde os tempos coloniais a madeira é utilizada como matéria-prima para construção de casas. Isso aconteceu principalmente pelo fato de que naquela época esse material era muito abundante, o que favorecia a sua aquisição.

Porém, com o tempo alta oferta deixou de estar em primeiro lugar no quesito de utilização da madeira para construir habitações. As suas propriedades passaram a ter maior destaque, e suas características se tornaram ainda mais interessantes para o aproveitamento dela.

Uma das propriedades que chama bastante atenção, é o fato de a madeira ser um mau condutor térmico. Isso significa que ela atua como um isolante do frio e do calor, e neste post nós vamos conversar um pouco a respeito da importância de sua aplicação em regiões onde as temperaturas são baixas. Continue lendo para saber mais.

Leia também: Como cuidar do piso no inverno

Por que a madeira é importante nas regiões frias?

Nos meses mais gelados do ano, as pessoas que vivem nas regiões frias precisam recorrer a recursos que possibilitem manter o equilíbrio da temperatura ambiente em suas casas. Isso para que possam ter um pouco mais de conforto durante as baixas temperaturas.

Aparelhos elétricos como os aquecedores e o ar condicionado, além das lareiras tradicionais ou eletrônicas, são opções para amenizar o frio. Porém a madeira é um material que também pode ser aproveitado para a mesma finalidade.

O uso da madeira para construir casas em regiões onde as temperaturas são muito baixas não é somente preferível, como também é importante. Porque a madeira naturalmente é má condutora térmica.

Em função dessa sua propriedade, ao utilizarmos a madeira para construir um imóvel conseguimos manter os ambientes com uma temperatura mais equilibrada e contínua. Sendo assim, nos dias frios o calor não sai do ambiente e o frio não consegue entrar.

Ou seja, quem mora em locais muito frios, ou que sofrem grandes variações de temperatura ao longo do dia, consegue ter casas mais confortáveis quando utilizam a madeira em sua estrutura. E ainda que optem outros recursos para amenizar o frio, a madeira auxiliará na eficácia de suas funções.

 

Por que a madeira uma má condutora térmica?

A explicação para o fato de a madeira não conseguir conduzir muito bem o frio ou o calor está em sua estrutura natural. A composição da madeira é o que a impede de realizar trocas de temperatura com os ambientes.

Isso se dá porque a estrutura celular desse material mantém massas de ar aprisionadas e ela também é constituída por membranas celulósicas. A organização do tecido xilemático, associada à celulose presente na madeira, faz com que ela seja má condutora térmica porque toda essa estrutura atua como isolante.

Sendo assim, o que acontece é que a madeira, em função dessas características, tem grande dificuldade para conduzir o calor, então, quando utilizada para construção de uma casa, ela mantém isolada a temperatura em seu interior.

De toda forma, a capacidade de fazer a troca térmica com o ambiente pode variar entre as madeiras. Isso porque a característica também está relacionada com a umidade presente na madeira. Quanto mais úmida ela for, maior será a condução térmica, mas como a madeira utilizada para construção de casas e outras aplicações é seca, então, conseguimos usufruir dessa sua vantagem.

Sobre a madeira para as regiões quentes

Nas regiões mais frias o conforto que a madeira oferece é expressivo em razão do fato de não deixar o frio entrar e o calor sair dos ambientes. Mas isso não significa que ela também não tenha vantagens para as regiões mais quentes.

Porque a madeira não isola somente o frio, ela não consegue conduzir as temperaturas de um modo geral. Isso significa que quando o calor também é intenso os ambientes construídos em madeira se tornam mais frescos, mantendo a temperatura interna equilibrada.

Com tudo isso, o que podemos apontar, além do conforto natural que a madeira oferece, é também o melhor ou menor consumo de energia. Como não há troca de temperatura com o lado exterior, então conseguimos o melhor aproveitamento dos equipamentos utilizados, como os já citados aquecedores e o ar condicionado.

Por isso, a madeira é de fato muito importante, e também muito eficaz, para ser aplicada em casas localizadas em regiões muito frias. Porém ela também pode ser a opção ideal para quem mora em locais muito quentes. Assim, mais uma vez vemos a versatilidade desse material trazendo vantagens para todos.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?