SHOWROOM (11) 5053-8333

Conheça um dos tipos de madeira: Amêndola

Você conhece a amêndola? E a bracatinga? Saiba que se já ouviu falar sobre uma delas então conhece as duas, porque na verdade são a mesma espécie. Hoje nós vamos falar sobre mais um dos muitos tipos de madeira, a Mimosa scabrella Benth, uma espécie nativa do Brasil utilizada para fabricação de pisos e empregada em diversas outras aplicações.

Conheça a amêndola

 A amêndola é uma espécie arbórea nativa das matas brasileiras. Porém, em meio ao calor tropical do nosso país, ela prefere as regiões de clima frio. Por isso, a sua ocorrência mais expressiva está na Região Sul, principalmente em locais com altitude superior a 700 m. A amêndola prefere temperaturas entre 13 e 18,5° C. Porém, também é possível encontrar ocorrência natural da amêndola em estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Pertencente à família Mimosaceae, a amêndola também é conhecida por outros nomes, como bracatinga, abracatringa, mandengo, anizeio e paracatinga. É uma espécie pioneira e seu tempo de vida é curto, de apenas 25 anos.

Sua altura varia entre 4 e 18 m e seu diâmetro pode chegar a 30 cm num tronco reto. Tem copa arredondada e quando ainda nova possui casca marrom-acastanhada, mudando sua cor para castanho-acinzentada quando a planta chega a idade adulta.

A madeira da amêndola

A amêndoa é um dos tipos de madeira de coloração mais clara e suave. O seu cerne possui cor bege-rosada com algumas nuances de cores mais escuras. Apresenta uma textura grosseira e sua superfície é um pouco áspera.

É considerada uma madeira com densidade moderada e está sujeita a expansões e contrações. Portanto, é preciso ter cuidado durante a secagem. A sua durabilidade natural não é boa, mas ela aceita tratamento impermeabilizante e preservante, o que faz aumentar a sua vida útil consideravelmente. 

Por isso, ao adquirir um piso de madeira de amêndola, é preciso ter certeza de que a madeira foi secada da maneira correta, para garantir sua durabilidade. Ainda é preciso que ela tenha recebido os tratamentos adequados com bons produtos para evitar que seja danificada pela umidade e que sofra ataque de pragas.

Por ter uma resistência mais baixa do que outras espécies, é interessante que seja utilizada para áreas internas e onde não terá contato com a água. Dessa maneira preserva-se a estrutura de suas fibras.

Aplicações da amêndola e sua madeira

A amêndola é explorada de diversas maneiras, pois não apenas sua madeira tem valor comercial, mas também as suas sementes, a casca e as folhas. As sementes da amêndola produzem uma goma que é extraída para fabricação de açúcares, trigalactosil-pinitol e galactomanana, sendo esses utilizados na produção de alimentos, medicamentos, cosméticos, explosivos, entre outros.

Já a casca da amêndola é rica em tanino e suas folhas podem ser utilizadas para alimentação de animais em períodos de estiagem. Durante o inverno a amêndola é fonte de pólen e néctar para a apicultura.

É uma espécie que também é utilizada para fins ornamentais e uma alternativa para recuperação de áreas degradadas e matas ciliares, por ser pioneira e favorecer o crescimento de outras espécies. Isso através do sombreamento que oferece e por sua biomassa que enriquece o solo com nitrogênio.

A madeira da amêndola é utilizada na construção civil para vigas e escoras, também é empregada para o fabrico de caixotaria, compensados, laminados, embalagens e aglomerados. Resulta num piso belíssimo, com uma cor suave e agradável.

Mas apesar de tantas aplicações, a madeira da amêndola é mais utilizada para geração de energia, pois possui alto poder calorífero e gera carvão e lenha de qualidade.

Esse é mais um dos tipos de madeira das florestas brasileiras que têm ampla participação na economia do nosso país e que pode ser aproveitada de diversas maneiras em todas as suas partes constituintes.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO