O deck de madeira é uma das decorações mais desejadas, devido à sua capacidade de valorizar e transformar qualquer ambiente em um lugar mais sofisticado e charmoso. Os decks costumam ser versáteis, e podem ser utilizados tanto na área externa quanto na área interna da casa.
Mas, mesmo com toda sua versatilidade, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a melhor forma de conservá-lo. No post de hoje, vamos falar mais sobre o assunto, com algumas dicas para você deixar o seu deck sempre bonito.
Melhores formas de utilizar o deck de madeira
O deck de madeira é um tipo de plataforma feita com tábuas, apoiadas sobre o piso. Frequentemente, os decks são montados em áreas de lazer, ou próximos a piscinas. Além de fornecerem um visual mais agradável e aconchegante, o deck também pode ser usado em jardins, atuando na permeabilização do solo.
Conforme dissemos anteriormente, trata-se de uma estrutura versátil, que combina com diversos ambientes, podendo ser utilizado até mesmo no interior das residências, em varandas ou no banheiro. Porém, não é recomendada a instalação do deck em cozinhas, pois a gordura presente naturalmente nesse ambiente, pode danificar a madeira e comprometê-la.
E como pode ser conservado?
É muito importante que o deck de madeira seja montado com materiais de qualidade, e da forma mais adequada possível, para uma vida útil longa. Então, é preciso estar atento a atitudes que podem ajudar em sua conservação.
Primeiro, deve-se estar ciente de que a madeira é um material suscetível a manchas e desbotamentos, sendo assim, os danos podem ser reduzidos com uma boa manutenção.
Mesmo que a madeira utilizada nas áreas externas apresente alta qualidade, ela é suscetível a água. Portanto, é recomendado que o deck não seja montado em contato direto com ela, nem fique muito tempo molhada.
É fundamental a aplicação de um produto impermeabilizante sobre a madeira, e essa camada protetora também será importante para minimizar os efeitos causados pela luz solar.
No caso de o deck já estar com o aspecto envelhecido, é possível fazer a raspagem do verniz antigo, e aplicar um produto clareador de madeira. Em seguida, pode ser aplicado um verniz especifico para o material. Recomenda-se que a manutenção seja feita por um profissional.
O que achou destas dicas? Deixe o seu comentário abaixo!