As cores e larguras das tábuas do piso de madeira influenciam na sensação de amplitude de um espaço. Se você quiser ampliar ou reduzir um cômodo, basta apostar no piso como seu aliado. Veja só como.Tábuas escuras – as cores mais escuras tem o efeito de reduzir um ambiente. Se você deseja causar esse efeito de menor amplitude, seja para que o espaço ofereça sensação de maior aconchego, ou então porque você deseja poucos móveis, mas não quer que o ambiente pareça vazio, opte por tábuas mais escuras.
Tábuas claras - as tábuas com cores claras ajudam a dar sensação de amplitude nos ambientes. As cores claras e neutras são utilizadas quando desejamos que um ambiente pequeno pareça ser maior, por isso, as cores claras são ótimas para apartamentos ou então para cozinhas. Além de favorecer essa sensação de amplitude, as cores claras ainda ajudam na economia de energia elétrica, porque aproveitam melhor a luz natural.
Tábuas finas – as tábuas mais finas nem sempre são preferidas porque pode dar um pouco mais de mão de obra para instalar, porque é preciso um maior número de tábuas para cobrir todo o piso. Porém, as tábuas finas, justamente por precisar de mais tábuas, ajudam a dar sensação de um espaço maior. Por isso, nos ambientes pequenos prefira as tábuas mais estreitas.
Tábuas largas – as tábuas mais largas são indicadas para ambientes maiores. Elas cobrem mais facilmente a área toda, o projeto é entregue mais rápido e elas ajudam a dar homogeneidade no piso.
Cores neutras – quem gosta de mudar constantemente a decoração e as cores das paredes deve optar por cores neutras. As cores neutras do piso de madeira podem ser combinadas e recombinadas com qualquer estilo de decoração, e por isso são ideais para os ambientes que podem mudar ao longo do tempo. Combinam com os móveis, com elementos decorativos e são extremamente versáteis. Com cores neutras você corre menos risco de errar em seus ambientes.
A mesma cor na parede – uma dica também muito interessante, especialmente para quem deseja dar profundidade para seu ambiente é estender o piso até a parede. Em especial a parede do fundo do ambiente, pode ser revestida com placas de madeira no mesmo tom do piso ou mesmo as placas do piso. Essa homogeneidade de cor vai favorece a amplitude do espaço.
Texturas mais homogêneas – a homogeneidade do piso também influencia na amplitude do ambiente. Para que seu espaço seja mais amplo, opte por um piso que seja mais homogêneo. As variações de cor ou mudanças na textura podem deixar o ambiente reduzido. A homogeneidade favorece a amplitude e dá mais neutralidade também, pois o piso se destaca menos.
Um tom na casa toda – outro recurso que você pode usar para que sua casa ou seus ambientes pareçam maiores é revestir todos os cômodos com o mesmo piso. Quando utilizamos pisos diferentes os espaços automaticamente ficam demarcados e limitados, com isso, temos a sua dimensão exata. Como o mesmo piso em todos os ambientes não há essa “quebra”, assim elimina-se a limitação do espaço e a sensação é de que tudo é mais amplo.
UMA DICA EXTRA:
Aproveite as posições também – além das cores e da largura das tábuas, outro fator que influencia na dimensão dos seus ambientes com piso de madeira é a posição das tábuas. A maneira como elas são instaladas também ajuda o ambiente a parecer mais amplo. Quando instalamos as tábuas na vertical (da porta para o fundo) a profundidade do ambiente é ampliada. Prefira essa posição ou então a diagonal, que tem o mesmo efeito de amplitude.