Com o passar do tempo, todos os materiais utilizados em pisos acabam sofrendo um desgaste e sua aparência fica prejudicada. O mesmo acontece com tacos e assoalhos, por exemplo. Mas nesse caso, a vantagem é que é possível fazer a raspagem de piso de madeira.
Diferentemente de outros materiais, nem sempre é necessário fazer a troca da madeira para ter de novo uma superfície bonita. E neste post nós vamos falar um pouco a respeito dessa técnica de recuperação para que você saiba como renovar a aparência do seu piso. Acompanhe!
A vantagem da madeira sobre outros tipos de piso
A utilização de espécies diversas de madeira para fabricação de pisos para ambientes internos ou externos oferece diversas vantagens, porém, a possibilidade de restaurar as tábuas é uma daquelas mais interessantes.
Isso porque, quando um piso de outro material é danificado é necessário realizar uma intervenção muito mais expressiva para fazer a sua recuperação, seja retirando todo o piso para instalar um novo ou então aplicando outro tipo de material sobre o antigo.
De uma forma ou de outra, o trabalho, a bagunça e os gastos são maiores do que para realizar a raspagem de piso de madeira. Nesse caso, a restauração é feita de uma forma muito rápida, com pouca bagunça e um investimento pequeno.
Além de tudo isso, ainda devemos considerar que conseguimos manter o aspecto tradicional do ambiente. Isso é de grande valia no caso de construções mais antigas, onde se deseja preservar a identidade do edifício.
Quando deve ser feita a raspagem de piso de madeira
É natural que com o tempo o verniz aplicado sobre a madeira comece a ficar ressecado, prejudicando a aparência do piso. Pequenas agressões também comprometem o seu visual, como os arranhões provocados por atrito e ainda pequenas rachaduras que possam surgir nas fibras.
A solução para esses dois problemas é a realização da raspagem de piso de madeira. Não existe um tempo certo para fazer essa intervenção, o que vai indicar essa necessidade é o aspecto do piso.
De um modo geral, leva muitos anos para que a madeira necessite ser recuperada dessa forma, e cuidados básicos na limpeza, e também para evitar o atrito sobre sua superfície, ajudam muito a minimizar os danos ao seu aspecto.
Por isso, não é preciso fixar uma data para fazer a raspagem, e o ideal seria realmente prolongar esse tempo. Afinal, embora benéfica, essa técnica retira uma pequena camada da madeira, deixando-a mais fina. Então, o quanto pudermos preservar a sua espessura original, melhor.
Como esse processo de restauração é realizado
A raspagem de piso de madeira não é um processo complicado de ser feito, inclusive, qualquer pessoa pode realizar, mas o ideal é que essa intervenção seja feita por uma empresa especializada; isso vai assegurar que a raspagem será realizada por igual em todas as tábuas, alcançando um melhor resultado sem prejudicar a estrutura da madeira.
De toda forma, a restauração consiste em lixar a camada superior do piso. O intuito é retirar todo o verniz, apagar as marcas, manchas, arranhões e pequenas fissuras. Ao final, o piso ficará mais uma vez homogêneo e sem marcas, como se fosse novo.
Esse processo pode ser realizado com o auxílio de uma máquina, o que é o ideal, mas também é possível fazer à mão, porém, leva muito mais tempo e o resultado não é tão perfeito quanto na máquina.
Como foi retirada a proteção superficial, após realizar a raspagem de piso de madeira é preciso reaplicar o verniz. Nessa fase podemos manter o visual anterior do piso ou mudar um pouco a sua aparência.
É possível optar pelo verniz brilhante, com toque acetinado, fosco e até mesmo produtos que ajudam a alterar a tonalidade natural da madeira. Então, o que vale aqui, na verdade, é o desejo do proprietário.
A raspagem de piso de madeira é uma técnica muito simples, porém, bastante eficaz para renovar a aparência do ambiente. Além de fazer a restauração apagando as marcas, também pode ser uma forma de mudar a decoração, alterando também o estilo do piso. De toda forma prefira sempre ser assessorado por uma empresa especializada em pisos de madeira para não danificar as tábuas e alcançar resultados profissionais. Além disso, consulte sempre o fabricante do seu piso de madeira para saber qual o verniz ideal para aquele piso.