A madeira é atemporal e muito utilizada na fabricação de pisos, devido às suas características únicas, a sofisticação e a beleza. Mas afinal, como manter a durabilidade do piso de madeira?
Esse é o assunto do post de hoje. Quer saber como deixar o seu piso sempre bonito, proporcionando aconchego para o seu ambiente? Veja o conteúdo a seguir!
Tipos de pisos de madeira existentes
Antes de falar sobre a durabilidade do piso de madeira, vamos destacar os tipos de pisos existentes e fabricados com esse material. Entre os principais, estão:
Piso de madeira maciça
Como o próprio nome já diz, é feito com tábuas de madeira maciça. Pode ser lixado e envernizado várias vezes, o que permite uma longa vida útil. Possui um custo-benefício excelente.
Taco
Uma das opções mais comuns e utilizadas em ambientes brasileiros, sendo versátil e combinando com as mais diversas decorações. Composto por peças que exigem um cuidado maior, para não se soltarem.
Parquet
Também é um piso bastante popular em residências, sendo composto por várias peças e caracterizado por desenhos geométricos. Sua beleza é altamente considerada, agregando mais valor ao imóvel onde é instalado.
Piso de madeira engenheirado
Apresenta várias camadas de madeira, sendo menos suscetível às variações de umidade do que os pisos de madeira maciça. Oferece uma variedade de estilos e padrões.
O que fazer para manter a durabilidade do piso?
Para manter a durabilidade do piso de madeira, é importante seguir algumas práticas e cuidados específicos.
A limpeza, por exemplo, deve ser regular e feita com uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, para remover a poeira e sujeira que possa riscar o piso. Também pode ser usado um pano úmido, para limpar as manchas.
Exceto em decks e áreas externas, é fundamental evitar a exposição excessiva de umidade no piso de madeira do seu ambiente. Isto porque a água pode causar danos ao material, possibilitando o desenvolvimento de fungos e mofo.
Assim sendo, como mencionado anteriormente, recomenda-se o uso de um pano úmido para limpeza, evitando o despejo direto de líquido no material. Se isso ocorrer, é aconselhável secar a área imediatamente.
Para evitar arranhões e outros impactos, o ideal é utilizar tapetes em áreas de alto tráfego e debaixo dos móveis.
E não se esqueça de fazer a manutenção regularmente, aplicando um verniz e seguindo as recomendações do fabricante. Isso ajudará na restauração da camada protetora, prolongando a vida útil do piso.
Gostou das dicas? Agora ficou mais fácil manter a durabilidade do piso de madeira, não é mesmo?
Venha conhecer as diversas opções de pisos de madeira em nossa loja!
Se tiver outras dúvidas, deixe o seu comentário e compartilhe!