Deck de Madeira: Só na piscina?

 | 
Sumário

O deck de madeira é um conjunto de tábuas de madeira em tamanhos diferentes que, na maioria das vezes, é escolhido para fazer parte de uma área externa, mais precisamente da piscina. Mas será que sua aplicabilidade se limita apenas a esse local?

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e responderemos essa questão. Acompanhe a seguir!

Detalhes e tipos de deck de madeira

Além da beleza estética, o deck de madeira torna o ambiente mais aconchegante devido ao conforto térmico que proporciona. Uma das características mais marcantes é a rusticidade e ao mesmo tempo, a naturalidade que oferece.

Podemos dizer que existem dois tipos de decks que podem ser utilizados, sendo eles: o tradicional e o modular.

O tradicional é formado por peças únicas e separadas, chamadas réguas de madeira. Por sua vez, o modular é dividido em dois modelos, um com a estrutura de borracha com encaixe ‘macho-fêmea’ e o outro mini deck, uma peça pré-pronta por painéis.

Madeiras para deck: quais as melhores? 

Primeiro, antes de escolher o melhor tipo de madeira é importante considerar a frequência de uso do deck.

De qualquer forma, deve ser escolhida uma madeira mais resistente e bem tratada para garantir uma vida útil longa ao deck. Entre os tipos mais indicados de madeira estão:

  • Peroba;
  • Ipê;
  • Cumaru.     

Vale lembrar que, quando o deck de madeira recebe tratamento, também é possível prevenir o surgimento de cupins e outras pragas, além de evitar fungos e mofo que podem danificar o material.

O deck de madeira só pode ser usado na área da piscina?

Conforme dissemos, o deck de madeira costuma ser escolhido para integrar ambientes externos, como a área da piscina. Porém, tanto o deck tradicional quanto o modular podem ser utilizados em outros locais.

Assim sendo, sua instalação pode ser feita também em áreas internas, como empresas, residências, lojas, entre outros. Claro que dependerá do que foi projetado, da paisagem e da função que você deseja para o mesmo.

Também é uma ótima alternativa para compor uma área gourmet, podendo substituir da melhor forma um revestimento de porcelanato, por exemplo, deixando a decoração mais elegante. 

Em um espaço como esse, é possível instalar o deck próximo à churrasqueira, na sala de jogos, mesa de jantar ou balcão. 

O importante é que o deck tenha uma alta durabilidade para deixar o local mais aconchegante. Por isso, é importante optar sempre por madeiras de qualidade, como Cumaru, por exemplo.

O que acha do deck de madeira? Já pensou que ele poderia fazer parte de outros lugares e não apenas a área da piscina? Comente abaixo!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 11/09/2024
magnifiercross