Logo ParquetSP

Forma correta de como limpar piso de madeira encardido

 | 
Sumário

Você possui um piso de madeira em sua casa? Se a resposta for sim, então você provavelmente já sabe quais são as principais recomendações, entre elas, que a limpeza deste tipo de piso precisa ser feita de forma delicada.

Mas é claro, sabemos que nem sempre apenas isso é suficiente, pois com o passar do tempo, a madeira pode ficar encardida devido às impurezas que se alojam de maneira natural.

E qual a maneira correta de como limpar piso de madeira encardido? É o que vamos esclarecer neste post. Continue nos acompanhando para mais informações sobre a eliminação das manchas do seu piso.

O que não usar na limpeza do piso de madeira

Ao fundo da imagem, há rodo, pano e toalha para limpar o piso de madeira.

Vamos começar com o que não deve ser utilizado na limpeza. Com certeza, quando você olha para um piso de madeira encardido, sua vontade é de pegar um esfregão, um balde com água e sabão e lavá-lo. Porém, essa é justamente uma contra indicação na hora de limar o piso de madeira.

A limpeza também não deve ser feita com equipamentos ou produtos abrasivos, como por exemplo, esponjas de aço e saponáceo. Também não podem ser usados produtos químicos com propriedades solventes, pois eles podem causar as manchas no verniz da madeira, além dos produtos conhecidos na limpeza diária dos ambientes.

Como deixar novo o piso de madeira encardido?

Para realizar a limpeza diária do seu piso de madeira, é recomendado apenas o uso de um balde, uma vassoura macia e um pano úmido bem torcido. Isso ajudará a eliminar o pó existente. 

A partir do momento em que você nota que ele já está encardido, para que você consiga deixá-lo com aspecto novo outra vez, é possível preparar algumas soluções caseiras, como água morna e detergente neutro, que deve ser aplicado com um pano úmido.

Após a limpeza, é importante utilizar outro pano, desta vez seco, para retirar a umidade. Caso o piso esteja manchado, o procedimento é o mesmo, mas com uma solução feita de água e vinagre branco. Ou ainda, você poderá optar por um produto industrializado, específico para piso de madeira.

Ao fundo da imagem, há rodo, pano e toalha para limpar o piso de madeira.

Não é tão difícil retirar o encardido do seu piso de madeira. Basta seguir essas dicas e pronto, ele estará novinho!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:47 | 15/05/2024
magnifiercross