Mesmo com toda versatilidade, o piso de madeira ainda gera muitas dúvidas sobre o seu uso em determinados ambientes, como a cozinha, por exemplo.
Pensando nisso, preparamos um post para resolver essa questão. Se você quer saber se o piso de madeira é uma boa opção para a cozinha, continue nos acompanhando!
Afinal, é possível usar piso de madeira na cozinha?
Encontrar um piso de madeira na cozinha é algo raro, principalmente no Brasil. Isto porque esse é um ambiente considerado “quente”, úmido e ambos os fatores podem se agravar ao longo do tempo, com as mudanças de estações.
Desta forma, podemos dizer que escolher o piso certo para a cozinha pode ser um desafio, já que é um espaço de alto tráfego e sujeito a respingos, umidade e variações de temperatura.
Ainda assim, o piso de madeira pode ser uma opção encantadora para o local, uma vez que esse é um revestimento nobre, que pode valorizar muito o imóvel quando bem instalado e tratado.
Outro motivo para que o piso de madeira seja escolhido para a cozinha é o conforto acústico que proporciona.
E não podemos esquecer do conforto térmico, pois a madeira retém o calor e pode ajudar a amenizar a sensação de frio.
Como manter a durabilidade do piso na cozinha?
Para garantir a durabilidade do piso de madeira na cozinha, é fundamental escolher uma madeira resistente à umidade e aplicar vernizes, criando uma barreira contra respingos. Além disso, é importante limpar imediatamente qualquer sujeira para evitar outros danos.
O sol também pode afetar o piso e fazer com que o verniz desbote ou descasque, fazendo com que perca sua beleza. Neste caso, o ideal é fazer a reaplicação do produto com uma frequência maior ou utilizar uma cortina para proteger da luz natural.
Outra opção é escolher uma madeira específica para áreas úmidas, naturalmente mais resistente à água.
Vale lembrar que também existem alguns revestimentos projetados para resistirem à umidade, como os pisos vinílicos, que imitam a aparência da madeira e oferecem uma durabilidade extra.
Opções de madeira para o piso na cozinha
Agora que você já sabe que o piso de madeira é uma boa opção para a cozinha, é necessário escolher um tipo de madeira mais resistente. Entre os tipos mais indicados, podemos destacar:
- Peroba-rosa;
- Cumaru;
- Teca;
- Ipê;
- Jatobá.
Cada uma possui suas características, mas quando recebem um acabamento correto e tratamento, se tornam ainda mais bonitas e resistentes.
Na ParquetSP temos diversos tipos de madeira para pisos. Venha conhecer a nossa loja!
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!