Logo ParquetSP

Piso de madeira na cozinha é uma boa opção?

 | 
Sumário

Mesmo com toda versatilidade, o piso de madeira ainda gera muitas dúvidas sobre o seu uso em determinados ambientes, como a cozinha, por exemplo.  

Pensando nisso, preparamos um post para resolver essa questão. Se você quer saber se o piso de madeira é uma boa opção para a cozinha, continue nos acompanhando!

Afinal, é possível usar piso de madeira na cozinha?

Encontrar um piso de madeira na cozinha é algo raro, principalmente no Brasil. Isto porque esse é um ambiente considerado “quente”, úmido e ambos os fatores podem se agravar ao longo do tempo, com as mudanças de estações. 

Desta forma, podemos dizer que escolher o piso certo para a cozinha pode ser um desafio, já que é um espaço de alto tráfego e sujeito a respingos, umidade e variações de temperatura

Ainda assim, o piso de madeira pode ser uma opção encantadora para o local, uma vez que esse é um revestimento nobre, que pode valorizar muito o imóvel quando bem instalado e tratado.

Outro motivo para que o piso de madeira seja escolhido para a cozinha é o conforto acústico que proporciona. 

E não podemos esquecer do conforto térmico, pois a madeira retém o calor e pode ajudar a amenizar a sensação de frio

Como manter a durabilidade do piso na cozinha?

Para garantir a durabilidade do piso de madeira na cozinha, é fundamental escolher uma madeira resistente à umidade e aplicar vernizes, criando uma barreira contra respingos. Além disso, é importante limpar imediatamente qualquer sujeira para evitar outros danos. 

O sol também pode afetar o piso e fazer com que o verniz desbote ou descasque, fazendo com que perca sua beleza. Neste caso, o ideal é fazer a reaplicação do produto com uma frequência maior ou utilizar uma cortina para proteger da luz natural.

Outra opção é escolher uma madeira específica para áreas úmidas, naturalmente mais resistente à água. 

Vale lembrar que também existem alguns revestimentos projetados para resistirem à umidade, como os pisos vinílicos, que imitam a aparência da madeira e oferecem uma durabilidade extra.

Opções de madeira para o piso na cozinha

Agora que você já sabe que o piso de madeira é uma boa opção para a cozinha, é necessário escolher um tipo de madeira mais resistente. Entre os tipos mais indicados, podemos destacar:

  • Peroba-rosa;
  • Cumaru;
  • Teca;
  • Ipê;
  • Jatobá.

Cada uma possui suas características, mas quando recebem um acabamento correto e tratamento, se tornam ainda mais bonitas e resistentes. 

Na ParquetSP temos diversos tipos de madeira para pisos. Venha conhecer a nossa loja!

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe! 

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:21 | 19/06/2024
magnifiercross