Piso de madeira: Quais os modelos disponíveis?

 | 
Sumário

Você sabia que, embora fabricados com a mesma matéria-prima, os pisos de madeira não são todos iguais? Esse material pode ser trabalhado de diversas formas, gerando um piso de madeira diferente do outro.

Gostaria de conhecer um pouco mais sobre os modelos de pisos de madeira disponíveis? Então, continue nos acompanhando!

Principais modelos de pisos de madeira

A Imagem mostra um piso de madeira clara.

O piso de madeira é destinado tanto para áreas internas quanto externas, e a instalação é o que definirá o melhor tipo a ser utilizado, de acordo com o projeto. Além de levar em consideração o estilo do ambiente e o resultado que se deseja alcançar.

Separamos os principais tipos de pisos de madeira para que você possa escolher e instalar em seus espaços. Confira a seguir!

1 - Assoalho

O assoalho de madeira é formado por tábuas que podem ser restauradas, uma vez que apresentam durabilidade e grande resistência.

As tábuas, geralmente, são mais ou menos largas. Mas, isso dependerá do resultado alcançado. E pode ser fabricado em várias espécies, apenas alterando as tonalidades e cores.

2 - Taco

Ao contrário do assoalho, o taco é um tipo de piso de madeira composto por tábuas do mesmo tamanho.

Desta forma, é possível trabalhar com essas tábuas no chão, de maneira que possam criar desenhos diferentes, em gráficos que variam de acordo com o tipo de taco.

Você pode, então, escolher entre o Legneto, o Tradicional, o Palito e o Versailles. É importante lembrar que cada um deles apresenta um efeito diferente, sendo indicados de acordo com o ambiente onde será instalado.

3 - Acústico

Já o piso acústico é fabricado com um tipo de madeira chamado cortiça, que impede a transferência de sons de um lugar para outro.

Esse é um tipo de piso bastante utilizado em lugares onde é necessário manter o som no ambiente, ou não podem receber sons que venham de fora, tais como estúdios de gravação ou de rádio.

Porém, ele também pode ser usado em residências, escritórios e empresas, principalmente se forem localizados em prédios, onde é possível ouvir sons de passos do andar de cima.

4 - Deck

Diferente dos demais modelos que apresentamos até agora, o deck é indicado principalmente para áreas externas. Em geral, ele é instalado em sacadas, áreas de piscina, sob pergolados e até mesmo em jardins de inverno.

Ele fica pouco elevado no chão, possibilitando a água de escoar e não prejudicar a madeira. Além disso, é fabricado com uma madeira mais resistente, justamente para suportar as agressões do tempo.

5 - Ecológico

Uma opção para quem quer proteger a natureza, agregando valor ao seu ambiente, pensando na sustentabilidade.

O piso ecológico é feito com madeira de reflorestamento, como eucalipto, ou de espécies que não precisam sacrificar a matriz ao extrair a madeira, como o bambu, por exemplo.

6 - Piso esportivo

Além de todos esses tipos de pisos citados, também existe o piso esportivo, feito exclusivamente para o uso em quadras.

Ele apresenta uma estrutura diferente, que permite que o atleta tenha mais segurança e seu rendimento não seja atrapalhado.

E para você, qual seria o melhor tipo de piso de madeira? Já escolheu o seu? Confira todos esses tipos de pisos em nosso site!

A Imagem mostra um piso de madeira clara.

Compartilhe o conteúdo de hoje em suas redes sociais!

E até a próxima semana!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wentz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
17:19 | 02/10/2024
magnifiercross