SHOWROOM(11) 93800-2444

Como conservar seu piso de madeira

A felicidade é completa: ambiente novo, piso de madeira perfeito, sem nada para reprovar, uma superfície plana e lisinha que nem mesmo dá coragem de pisar! Mas será preciso andar sobre ele, limpar, colocar os móveis… E como fazer para que seu piso de madeira permaneça o máximo de tempo possível com seu aspecto de novo e sem imperfeições ocasionadas pelo uso? Continue acompanhando esse artigo e descubra como manter o seu piso de madeira livre de agressões, marcas e manchas.

Móveis: os pés dos móveis são inimigos do piso. Tanto do piso de madeira como qualquer outro e por isso, colocar protetores nos pés dos móveis vai ajudar a não danificar a superfície do piso e não prejudicar a madeira. Outro fator importante é não arrastar os móveis para fazer a limpeza da casa porque vai arranhar seu piso e ainda pode acontecer de soltar o rejunte ou as lâminas da madeira.

Aspirador de pó: o aspirador de pó é seu amigo na hora da limpeza, mas também pode ser seu inimigo se não for utilizado com cuidado nos pisos de madeira. Ao mesmo tempo em que ele ajuda a remover a poeira e facilita a limpeza, ele pode arranhar seu piso por causa das rodinhas ou o bico que toca o chão e ainda poderá sugar o rejunte. Por isso tenha cuidado ao utilizar e não cole o cano sugador no piso.

Vassoura: se sua limpeza for feita com vassoura, prefira sempre as de cerdas macias. Evite vassouras mais grosseiras como a de piaçava, porque elas podem arranhar todo o verniz do piso ou a superfície da madeira e comprometer sua durabilidade.

Sol: se há incidência solar direta sobre seu piso de madeira, verifique a possibilidade de colocar uma cortina para impedir que ele receba esses raios. O sol, quando age diretamente sobre a madeira, pode ressecá-la e ainda causar desbotamento. Ou seja, se seu piso de madeira ficar exposto ao sol somente naquele pedacinho, esse pedacinho vai se desagastar mais rapidamente do que o restante do piso.

Água: madeira e água não combinam muito, em especial quando se trata de pisos de madeira para interiores. Os pisos destinados ao exterior geralmente recebem um tratamento especial para serem mais resistentes, mas os de interior não são preparados para essas agressões mais severas e o contato com a água pode danificar seu piso. Evite fazer a limpeza com panos muito molhados e jamais lave seu piso de interior com água em abundância. A limpeza diária pode ser feita com um pano úmido, mas muito bem torcido e de preferência passando um pano seco logo em seguida.

Cera: algumas pessoas gostam de encerar o piso de madeira, outras não acham que a cera traga vantagens, ambas estão certas. Alguns tipos de piso de madeira não precisam ser encerados e a cera, na verdade, cria uma camada gordurosa sobre o piso o que compromete seu aspecto e ainda dificulta a limpeza diária. Antes de encerar seu piso de madeira, observe as instruções do fabricante para saber se esse tipo de piso ou madeira pode receber cera e se é preciso.

Produtos de limpeza: o piso não precisa de muitos produtos de limpeza para ser higienizado. Evite usar produtos mais agressivos, como querosene, solventes, desengordurantes, álcool e outros mais. Quando precisar fazer uma limpeza mais caprichada, prefira observar o que o fabricante propõem para isso ou então faça um mistura de água morna, com detergente neutro e um pouquinho de vinagre. Limpe o piso com essa mistura e em seguida passe um pano seco para retirar todo o excesso de água que tenha ficado. Lembre-se que essa mistura é para mergulhar o pano e não para ser jogada sobre o piso.

Raspagem: depois de alguns anos de uso é claro que seu piso de madeira vai perder o aspecto de novo e será necessário fazer uma intervenção para manutenção do mesmo. A vantagem do piso de madeira é que ele pode ser restaurado e a restauração é bem mais barata do que colocar um piso novo. Por isso quando seu piso ficar com um aspecto que lhe desagrade, lixe com lixa fina toda a superfície do piso ou encomende uma raspagem. Depois de retirar uma fina camada o piso poderá ser limpo e novamente receber o verniz de acabamento ficando novinho em folha!

Manter um piso de madeira sempre bonito não é uma tarefa difícil, em especial se você tem instalado um piso fabricado seguindo padrões de qualidade e utilizando madeira de excelência, como os produtos da ParquetSP, que possuem alta durabilidade e ainda os tratamentos necessários para que você não tenha problemas precoces com seu piso.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

4 Comentários

  1. Ager Gomes

    Bom dia. Temos um piso (assoalho com synteco), em apartamento, há uns 15 anos que está velho e riscado. São 50 m2.
    Como estamos morando e o mesmo está mobiliado, é possível fazer o serviço de recuperação? O apartamento e aqui em São Paulo, bairro Pompeia. Grato.

    Responder
  2. Ivana

    Boa tarde!
    Amei a dica para limpesa5

    Responder
    • ParquetSP

      Obrigado, Ivana! Continue acompanhando nossas dicas!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?

Pin It on Pinterest

Share This